Logo Folha de Pernambuco

Prefeitos projetam primeiros 100 dias de governo

Gestores de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina reuniram seus secretariados

Prefeito de Caruaru e prefeita de Olinda - Divulgação

Mirando os 100 primeiros dias de gestão, prefeitos das principais cidades pernambucanas realizaram reuniões com seus secretariados para definir prioridades, levantar desafios e traçar estratégias para o início dos mandatos.

Estreando no comando da Prefeitura de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Mirella Almeida (PSD) realizou reuniões nos dois últimos dias para moldar o início de sua administração. Já o prefeito reeleito de Caruaru, no Agreste, Rodrigo Pinheiro (PSDB), também aproveitou o dia de ontem para dar continuidade às ações do governo no seu segundo mandato.

Na mesma linha, os prefeitos Mano Medeiros (PL), de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e Simão Durando (União Brasil), de Petrolina, no Sertão, já desenharam como querem os próximos 100 dias de gestão. No começo do mês, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), também reuniu seu time para projetar os primeiros meses do seu segundo governo e definir a adoção de um modelo de cobrança e acompanhamento de metas das secretarias.

Olinda

Em nova reunião de planejamento estratégico com o secretariado ontem, a prefeita Mirella Almeida (PSD) traçou as ações para os primeiros 100 dias de governo. Entre as prioridades, a prefeita destacou que a Operação Inverno já começou desde dezembro e terá continuidade na sua gestão, com investimentos na infraestrutura para minimizar os impactos das chuvas na cidade. Além disso, o início do ano letivo será acompanhado de medidas para melhorar a estrutura das escolas municipais. 

“Olinda tem um grande desafio. A gente já chega na gestão com o Carnaval batendo à porta, com o início do ano letivo e também a preparação da cidade para esse período de chuvas, nessa quadra chuvosa”, afirmou a prefeita.

A preparação para o Carnaval 2025, um dos maiores eventos culturais de rua do país, também está no centro das atenções da nova administração. A gestora ressaltou a importância do planejamento a fim de garantir uma festa segura e estruturada para moradores e turistas. 

Caruaru

Em reunião com seu time de secretários e assessores especiais, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, discutiu a modernização e otimização da gestão pública. Pinheiro destacou que as iniciativas prioritárias dos próximos 100 dias estarão voltadas para as áreas de infraestrutura, saúde, educação e inclusão social.

O gestor municipal ainda destacou as parcerias com a governadora Raquel Lyra (PSDB) e com o Governo Federal. 

“Vamos trabalhar de forma objetiva, fazer o que precisa ser feito, e chegar onde ainda não chegamos, pois iremos olhar nos olhos de cada caruaruense, podendo assim, honrar a confiança de todos”, destacou.

Jaboatão

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), também reuniu, na última semana, o primeiro escalão visando o planejamento do início do seu segundo governo. Foram pactuadas 67 metas prioritárias, previstas para serem executadas até o dia 10 de abril.

"Tenho dito que é o mesmo prefeito, mas não a mesma gestão. Vou cobrar resultados, porque as quase 181 mil pessoas que confiaram a mim o seu voto, precisam de respostas, de ações concretas", declarou Mano Medeiros.

Dentre as ações definidas para 100 dias de gestão, estão a entrega de 10 equipamentos de Saúde requalificados - como Unidades de Saúde da Família, Unidades Básica Tradicional e uma Academia da Saúde. Também será meta a ampliação e a descentralização de serviços sociais, pavimentação de vias, requalificação de escadarias entre outras iniciativas.

Petrolina

Para os primeiros 100 dias em Petrolina, o prefeito Simão Durando traçou ações em áreas estratégicas como saúde, educação, infraestrutura e segurança.

“A minha missão será inaugurar vida na vida dos mais necessitados. E quem caminha ao meu lado sabe que faremos isso ouvindo a população, gastando a bota pelas ruas das comunidades, o meu gabinete será nos bairros”, destacou o prefeito.

Nos primeiros dias, a gestão já inaugurou o núcleo de fisioterapia no Hospital Municipal, entregou uma escola de educação infantil integral e realizou aproximadamente 3 mil exames em comunidades periféricas. As metas do novo mandato incluem novas creches, reformas escolares, ampliação de atendimentos na saúde, reforço na segurança, pavimentação de ruas e investimentos no abastecimento de água na zona rural.

Veja também

Newsletter