Prefeitura de Camaragibe realiza monitoramento de índices de chuvas e inicia acompanhamento de ações
O prefeito Diego Cabral e a Secretaria de Defesa Civil se reuniram na manhã desta segunda
Na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos), reuniu a equipe da Secretaria de Defesa Civil para monitorar os índices de chuvas e iniciar o acompanhamento das ações no município. A reunião aconteceu após as chuvas que ocorrem na Região Metropolitana do Recife (RMR) desde a madrugada desta segunda.
Pela manhã, o gestor recebeu o titular da pasta, coronel Luciano Fonseca, e diretores, para uma reunião de monitoramento e prevenção.
“O monitoramento e a prevenção são essenciais para que a prefeitura realize um trabalho eficiente e consistente de segurança nas áreas de risco do município. A nossa Defesa Civil está atuando após os primeiros registros de chuvas, nesta madrugada, que estão dentro da normalidade. Mas já estamos mapeando locais e com equipes nas ruas realizando um trabalho de manutenção e prevenção”, declarou Diego Cabral.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, coronel Luciano Fonseca, os registros da madrugada desta segunda em Camaragibe variaram entre 10 e 11 milímetros, considerado normal para os padrões do período nas estatísticas da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), cujo alerta meteorológico de chuvas de intensidade moderada a forte no Grande Recife e na Zona da Mata de Pernambuco foi emitido no domingo (12).
Leia Também
• "Não há oposição ao povo de Pernambuco", diz João Paulo sobre possível aliança com Raquel Lyra
• Projeto de João Campos avança na Câmara do Recife
• Teresa Leitão apresenta projetos para fortalecer a educação inclusiva
Estoque de lonas
Na reunião, o prefeito e o secretário também alinharam a atualização e o acompanhamento do estoque de lonas da prefeitura destinado às áreas de risco, a parceria com a Secretaria de Infraestrutura para a limpeza de pontos considerados críticos e a manutenção de escadarias, canaletas, muros de arrimo e geomantas.
Diego Cabral reforçou que o município tem garantidos R$ 43 milhões, através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Seleções, para obras nas áreas de riscos, que deverão começar em setembro deste ano.
Além desses pontos, o secretário informou ao gestor que a pasta também começou um trabalho em três frentes: treinamento de toda a equipe da secretaria de Defesa Social (planejamento e emergências), identificação de possíveis novos locais de risco e vulnerabilidade de antigos pontos, e a necessidade de serviços de prevenção e manutenção. A pasta também está avaliando alguns projetos de locais que poderão receber a instalação de geomanta.
“Também estamos formatando um boletim diário de controle da pluviometria, que será uma rotina de acompanhamento da secretaria, justamente para fortalecer o trabalho de monitoramento e prevenção, tendo em vista que o inverno ainda vai chegar. Por enquanto, os índices pluviométricos desta madrugada estão dentro da normalidade. A população pode ficar tranquila, pois estamos acompanhando por ferramentas seguras toda essa intensidade pluviométrica”, destacou coronel Luciano Fonseca.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.