Logo Folha de Pernambuco

Prefeitura de Caruaru adere à mobilização nacional em protesto contra queda nos repasses do FPM

A Prefeitura de Caruaru vai aderir à paralisação proposta CNM e Amupe

Prefeito Rodrigo Pinheiro - Foto:

A Prefeitura de Caruaru vai aderir à paralisação proposta pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), nesta quarta-feira, 30 de agosto. 

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, todas as repartições públicas ligadas direta e indiretamente ao Poder Executivo Municipal não funcionará, ficando apenas os serviços essenciais em funcionamento. 

O movimento denominado “Sem FPM não dá, as prefeituras vão parar” tem o objetivo de cobrar do Governo Federal o compromisso de aumentar os repasses às administrações municipais que sofrem com as oscilações negativas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, reforça a necessidade da adesão ao movimento em busca de soluções para minimizar urgentemente os impactos junto às prefeituras de todo o Estado e do país.

"Venho somar forças junto aos gestores municipais de Pernambuco e de todo o país pelas dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios, como a queda nas receitas, em especial no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e na alíquota do ICMS. Lamentavelmente mais de 50% dos municípios brasileiros estão no vermelho neste semestre, devido à diminuição de receitas e aumento das despesas. A queda do repasse do FPM às prefeituras é preocupante para a manutenção dos serviços, principalmente para os municípios do interior e os de pequeno porte, por não possuírem receita própria, dependendo prioritariamente deste fundo para manterem em atividade os serviços básicos à população. Nosso total apoio à AMUPE e às demais entidades municipalistas do país, que vêm promovendo campanhas de conscientização da população sobre os graves riscos que os serviços públicos enfrentam com o atual cenário financeiro das nossas cidades", ressaltou Rodrigo Pinheiro.

Veja também

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Newsletter