Logo Folha de Pernambuco

Presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, obtém vitória no STF

Para o STF, ações que questionavam reeleição para a presidência da Alepe foram improcedentes

Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco - Rafael Furtado/Arquivo Folha de Pernambuco

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, obteve vitória no Supremo Tribunal Federal (STF), na última sexta-feira (20/05). Por ampla maioria, foram consideradas improcedentes as ações diretas de inconstitucionalidade (ADIns 6.686 e 6.712) que questionavam a reeleição de Eriberto para a presidência da Alepe no biênio 2021-2022, garantindo a legitimidade da sua gestão à frente do Parlamento estadual.

As ADIns 6686 e 6712 questionavam a constitucionalidade do §9º do art. 7º da Constituição do Estado de Pernambuco. A decisão pela improcedência dada pelo STF foi com o voto de nove ministros e relatoria do Ministro Nunes Marques. Além do relator, votaram a favor de Eriberto os seguintes ministros: Luiz Roberto Barroso, Rosa Weber, Gilmar Mendes, André Mendonça, Dias Toffoli, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Carmen Lúcia.

“Ficamos muito tranquilos em relação a esse questionamento, pois procuramos pautar nosso trabalho em cima de princípios da legalidade. Essa decisão contraria os poucos maus feitores de plantão. Nossa intenção, ao assumir a presidência, é sempre de contribuir com o Legislativo, buscando a construção, ao contrário de alguns que só pensam em destruir e atropelar para alcançar seus objetivos”, afirmou o deputado, ao saber do resultado.

Veja também

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro
Trump

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Newsletter