Presidente do PT-PE, Doriel Barros reafirma pleito do partido por vaga no Senado pela Frente Popular
As movimentações do deputado federal e presidente do PSD em Pernambuco, André de Paula, e dos aliados PP e Avante, que podem deixar a Frente Popular caso o parlamentar, de fato, não seja o indicado para a candidatura ao Senado pelo grupo, não parecem surtir qualquer efeito sobre a decisão dos petistas de pleitear a vaga, que deve mesmo ficar com a deputada estadual Teresa Leitão.
Nesta terça-feira (10), em entrevista à Rádio Folha FM, o presidente estadual do PT, Doriel Barros, disse que “ninguém deve forçar” os partidos da base governista a fazer um movimento diferente do que tem sido construído pela coordenação do bloco.
“Desde o início, o próprio governador [Paulo Câmara], o próprio Danilo [Cabral] e também nós afirmamos que o PT, uma vez que abriu mão da candidatura ao Governo do Estado, tinha reivindicado o Senado. E isso era de conhecimento de todo mundo. Depois houve algumas dificuldades, mas nós entendemos que não é o nome do PT para o Senado que está causando qualquer embaraço. Acredito que esse não seja esse o motivo [para possíveis desfalques na Frente], até porque todos, no começo, tinham essa leitura de que o PT estava lutando por um espaço na majoritária”, ressaltou.
Leia Também
• Avante oficializa apoio a André de Paula para o Senado
• Movimentos de aliados acendem um sinal de alerta na Frente Popular
• Saída do PP da Frente Popular pode gerar perda robusta
O dirigente lembrou ainda o ativo eleitoral trazido pelo apoio de Lula, que fortalece o palanque governista e, portanto, legitima a reivindicação da sigla.
“Eu respeito a opinião dos partidos que, por alguma razão, queiram sair da Frente [Popular]. Mas entendemos que precisamos construir uma frente que possa estar sintonizada com o projeto nacional, com o que pensa o presidente Lula”, disse.
Apoio a Teresa
Para reforçar o pleito e marcar posição na chapa liderada pelo PSB, o PT estadual prepara uma agenda de atividades com a militância neste mês. De acordo com Doriel Barros, o anúncio oficial de Teresa Leitão como candidata a senadora não vai demorar.
“Tem o entendimento de que seja melhor fazer o lançamento da chapa completa, não em parte, mas já apresentar à sociedade pernambucana os nomes para o Senado e a vice. As conversas estão acontecendo e logo, logo, o governador deverá anunciar a data para apresentar a chapa completa da Frente Popular”.
O candidato de Lula
Com relação à postulação de Marília Arraes, que, assim como André de Paula e Eduardo da Fonte (PP), pede votos em Lula e pode atrair ambos os líderes caso eles decidam sair da Frente Popular, Barros frisou, por mais de uma vez, que o deputado Danilo Cabral é o único dos pré-candidatos pernambucanos que conta com o apoio do líder-mor do PT.
“É bom pedir votos em Lula porque vai também ajudar a eleição de muitos deputados [...] e Lula é um grande cabo eleitoral. Agora, do ponto de vista de compromisso político e de projeto, o palanque de Lula tem nome e é onde está o PT e o PSB”, assegurou.