Pretas Juntas assumem cadeira na Câmara de Vereadores do Recife

Mandato vai defender pauta dos movimentos negro e feminista.

Mandato coletivo Pretas Juntas - Divulgação

Pretas Juntas assumem cadeira na Câmara Municipal do Recife, com a força dos movimentos negro e feminista 
Primeiro mandato coletivo de mulheres negras e periféricas tem como prioridade os direitos das mulheres, crianças e juventude negra

Elaine Cristina e Débora Aguiar tomam posse, na manhã desta quarta-feira (01º/02), como co-vereadoras do Recife. Elas formam as Pretas Juntas, projeto político coletivo composto em sua maioria por mulheres mães, negras e moradoras de favelas, que chega ao Legislativo da capital pernambucana impulsionadas por uma forma de fazer política inovadora. Nas eleições de 2020, Pretas Juntas (PSOL) conquistaram cerca de 3 mil votos e, agora, assumem na Câmara, com a posse de Dani Portela (PSOL) como deputada estadual.

A primeira mandata coletiva da história da Câmara Municipal do Recife é de mulheres negras e periféricas e pretende atuar na fiscalização das políticas públicas municipais, priorizando os direitos das mulheres, crianças, população LGBTQia+ e juventude negra. A partir do legado dos movimentos sociais, onde Elaine Cristina e Debora Aguiar têm origem, a mandata coletiva vai trabalhar com uma equipe 100% formada por pessoas negras, em sua maioria mulheres cis e trans, com foco nas populações em situação de vulnerabilidade do Recife.

A Casa de José Mariano possui 39 cadeiras, com histórico de legislaturas em que predominam vereadores autodeclarados brancos. Já a população do Recife é de 61% de pessoas autodeclaradas negras. Diante deste cenário e com objetivo de construir espaços de construção de estratégias por um futuro digno para quem vive na cidade do Recife, nasceu em 2019 a Coletiva Pretas Juntas. No ano seguinte, o coletivo disputou eleição, ocupando a primeira suplência do PSOL. 

Quem são as Pretas Juntas

Elaine Cristina da Silva
Mulher negra e mãe, Elaine Cristina é moradora de Roda de Fogo, Zona Oeste do Recife. Constrói o Coletivo Mães Independentes que luta pela descriminalização da maconha, através do seu uso terapêutico e cultivo doméstico. Elaine foi a segunda mulher no Nordeste a conseguir na Justiça o direito de plantar maconha e produzir o remédio à base da planta para tratar seu filho, João Pedro, que convive com hemimegalencefalia. 

Debora Aguiar
Mulher negra e mãe, Debora Aguiar nasceu na periferia do Recife. Como militante, constrói o Coletivo de Mães Ranúsia Alves e a Renfa (Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas), ambos grupos que pautam as discussões sobre a política de drogas e seus desdobramentos, como o encarceramento e extermínio da juventude negra. Ela é também articuladora social e educadora popular, uma das fundadoras do Coletivo Jardim Resistência, que atua no Recife e também no município de Jaboatão de Guararapes.

A posse
Nesta quarta-feira, 01º de fevereiro de 2023, às 10h, acontece a posse na Câmara Municipal do Recife. A Mandata Coletiva Preta Juntas convida toda a população recifense, integrantes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil a estarem presentes para ocupar a Casa José Mariano num momento histórico para a cidade.

“É um projeto coletivo construído pensando em mulheres mães negras, principalmente as mães atípicas, que podem, sim, ocupar espaços de poder e decisão para mudar a estética política da casa do Povo”, ressalta Elaine Cristina.

“É um salto coletivo de muitas mulheres, em especial as mulheres negras e faveladas, que estão juntas disputando espaço de poder e decisão para pautar questões que beneficiam, de fato, toda a sociedade”, destaca Débora Aguiar

Além da cerimônia oficial, a Mandata celebrará o momento com uma festa no Kilomburbano, com Djs Boneka e Vilão, Themonia e Mun há. O Kilomburbano fica na Rua Bispo Cardoso Ayres, 481 e o início da celebração está marcado para às 16h20.

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - EDITAL

FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - EDITAL

Newsletter