Priscila Krause debate PEC da Segurança em reunião com governadores e presidente Lula
A governadora em exercício defendeu uma abordagem técnica e sem ideologias para a proposta
A governadora em exercício de Pernambuco, Priscila Krause (Cidadania), participa nesta quinta-feira (31) de uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros governadores. O encontro tem como pauta a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança, desenvolvida pelo Ministério da Justiça, que sugere mudanças significativas na segurança pública do país.
Em sua intervenção, Priscila Krause destacou a necessidade de um debate técnico e apartidário sobre o tema. “O que eu queria de fato era fazer um apelo para que nós não perdêssemos o foco. Não podemos nos perder numa politização”, afirmou a governadora, enfatizando a importância de um enfoque técnico.
Ela também reforçou a urgência de se considerar o momento como uma oportunidade para discutir a segurança pública com prioridade nacional, especialmente em relação ao combate ao crime organizado: “Quero falar da importância de nós compreendermos esse momento como uma oportunidade histórica de trazer para a agenda nacional o problema da segurança pública”, pontuou Priscila.
Leia Também
• Raquel Lyra transmite cargo à vice-governadora Priscila Krause para cumprir agendas em Portugal
• Eleições Olinda 2024: Governadora Raquel Lyra leva prefeitos aliados para apoiar Mirella Almeida
• Antônio Moraes apresenta à governadora prefeitos eleitos do seu grupo político
PEC da Segurança
A proposta da PEC da Segurança, elaborada pelo Ministério da Justiça, sugere a criação de uma nova polícia federal, que seria formada a partir da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A nova força teria a responsabilidade de monitorar estradas, ferrovias e hidrovias, ampliando a integração entre as corporações policiais, hoje vistas como entidades isoladas.
Inspirado no modelo do Sistema Único de Saúde (SUS), o projeto propõe uma centralização maior da União no setor, com a nova polícia federal assumindo gradualmente o papel da Força Nacional, atualmente composta por policiais cedidos pelos estados. O texto da PEC, coordenado pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ainda passará pela Casa Civil antes de ser encaminhado ao Senado.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.