Projeto de formação de lideranças da Alepe fatura mais um prêmio nacional
O “Lideralepe” é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
O projeto de formação e capacitação de lideranças da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o “Lideralepe”, faturou mais um prêmio nacional: o Abel 2022, promovido pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). Representantes da Escola do Legislativo da Alepe participaram do encontro da entidade, realizado nesta quinta-feira (26) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Na ocasião, o “Lideralepe” foi apontado como fundamental por contribuir com a formação de novas lideranças no Estado. A iniciativa da Alepe venceu na categoria “Comunidade”, que premia os melhores projetos educacionais voltados para o público externo. O projeto já venceu, duas vezes consecutivas, o prêmio “Assembleia Cidadã” concedido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale).
“Ficamos muito felizes por esse reconhecimento e projeção nacional. Esse projeto é uma forma de abrir as portas da Alepe e aproximar o Legislativo da população, de forma que possamos agir como um instrumento de transformação na vida dos pernambucanos. Além de cumprirmos nosso papel de fiscalizar, criar leis e promover debates, temos pautado a gestão da Casa de Joaquim Nabuco por essas ações de aproximação com as pessoas”, destacou o presidente da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros (PSB).
O “Lideralepe” é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem por objetivo promover, gratuitamente, a formação de novas representações políticas no Estado.
Leia Também
• Alepe lança campanha de arrecadação para as vítimas das chuvas
• Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto
• Presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, obtém vitória no STF
Num primeiro momento, o foco do projeto foram cursos voltados para vereadores, prefeitos, lideranças comunitárias e estudantes. Neste mês de maio, o “Lideralepe” ampliou as áreas de atuação com a “Formação de Lideranças em Segurança Pública”.
“Estamos felizes com o reconhecimento do trabalho que estamos realizando em nosso Estado com apoio do presidente Eriberto Medeiros. O Lideralepe foi uma decisão assertiva, tendo em vista os desafios e as transformações da sociedade em tempos tão adversos”, destacou o presidente da Escola do Legislativo, José Humberto Cavalcanti.
META
Na programação de cursos em formação política, a meta do projeto é formar 1.200 alunos até o final deste ano. Até o momento, a iniciativa já alcançou as 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado com aulas gratuitas e remotas. Foram concluídas 19 turmas com 703 participantes, distribuídos 467 certificados.