Projeto de lei de autoria de Eduardo da Fonte (PP) propõe obrigatoriedade de teste de autismo no SUS

Proposta estipula que Sistema Único realize o exame em crianças entre 16 e 30 meses de vida

Eduardo da Fonte, deputado pelo PP-PE

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) protocolou um projeto de lei que obriga o Sistema único de Saúde (SUS) a fazer o teste do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças entre 16 e 30 meses de vida. Esse diagnóstico precoce alinha o Brasil às melhores práticas internacionais de saúde na área do TEA e pode reduzir os custos do SUS a longo prazo.

Aprovada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e reconhecida internacionalmente, a chamada Escala M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers) é uma ferramenta simples e eficaz, de fácil aplicação, composta de 23 questões, direcionadas a crianças nessa idade, a serem respondidas pelos pais ou responsáveis. Sua obrigatoriedade oferece benefícios inestimáveis para o desenvolvimento infantil e o bem-estar familiar, sem causar desconforto aos pacientes e sem necessitar de recursos avançados ou específicos dos profissionais de saúde.

“Tornar obrigatória a aplicação da Escala M-CHAT em consultas pediátricas no SUS é uma medida essencial para promover o bem-estar infantil, apoiar famílias e otimizar os recursos do sistema de saúde. Essa iniciativa colocará o Brasil na vanguarda do tratamento do TEA, assegurando que crianças com risco de desenvolver o transtorno sejam identificadas e recebam o suporte necessário desde cedo”, frisou Eduardo da Fonte.

Veja também

PM de São Paulo detém 72 pessoas pelo crime de "boca de urna"
ELEIÇÕES 2024

PM de São Paulo detém 72 pessoas pelo crime de "boca de urna"

Eleições seguem tranquilas, sem ocorrência significativa, diz TSE
BALANÇO

Eleições seguem tranquilas, sem ocorrência significativa, diz TSE

Newsletter