Logo Folha de Pernambuco

Projeto de Sileno Guedes inclui Festival de Jericos de Panelas no calendário de eventos do Estado

Proposta já foi aprovada na Assembleia Legislativa

Deputado estadual Sileno Guedes (PSB) no Festival de Jericos, em Panelas - Foto: Wesley D'Almeida/Arquivo/Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou na quarta-feira (26), em segunda votação, o Projeto de Lei 363/2023, que inclui o Festival Nacional de Jericos de Panelas no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado. A proposição, de autoria do deputado Sileno Guedes (PSB), busca reconhecer a “relevância cultural, turística e econômica” da festa, que ocorre anualmente entre os últimos dias de abril e o início de maio. A edição de 2023, a 49ª da história, começa nesta sexta (28).

O evento tem como ápice a tradicional Corrida de Jericos, realizada sempre no feriado de 1º de maio. Por isso, com a aprovação da lei, essa data passa a ser reconhecida como o Dia Estadual do Festival Nacional de Jericos, ajudando a dar ainda mais visibilidade para essa tradição do povo de Panelas e região. A matéria seguirá para sanção do Governo do Estado.

Além da corrida principal, a programação conta com atrações como a Missa do Vaqueiro, o Munguzá do Turista, o Concurso de Jericos Fantasiados, a Corrida de Jericos na modalidade feminina e apresentações musicais. A edição de 2023 terá shows de Mano Walter, Solange Almeida, Taty Girl, Alcymar Monteiro, Pedrinho Pegação, Wallas Arraes, Daniel Gouveia, Oliveira de Panelas, Nordestinos do Forró e outros nomes da música regional e nacional.

“O Festival Nacional de Jericos, além de ser uma tradição da população de Panelas e região, é importante por movimentar a economia local, atrair visitantes de várias partes do Brasil e propagar o nome do município e de Pernambuco para todo o país. Com esse projeto de lei agora aprovado, fica uma satisfação enorme de contribuir para fortalecer ainda mais tudo isso que a Corrida de Jericos e todos os eventos do festival representam para nosso povo, nossa economia e nossa cultura”, avalia Sileno Guedes.


 

Veja também

Newsletter