Projeto encoraja alunos de escola pública a entender política

Em meio a discussões sobre o projeto Escola sem Partido, uma iniciativa social, apartidária e de politização pretende aumentar a participação dos jovens brasileiros nos processos democráticos. Para tanto, o Desenvolva – atividade do Politiquê? – realiza ações em escolas públicas com estudantes do Ensino Médio, onde cria espaço para debates sobre o que é e como é feita na prática a política.

A Escola Técnica Estadual Professor Lucilo Ávila foi uma das instituições de ensino da rede pública contemplada. Divididos em dois grupos, alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio são desafiados a desenvolver seus próprios projetos sociais, sob orientação de instrutores voluntários.

A ação está organizada em três etapas. Na primeira, os jovens recebem aula sobre política. Em seguida, o foco passa a ser o estímulo ao empreendedorismo cidadão. A última etapa consiste em ter momento com mentores especialistas na área de gestão de projetos, onde são avaliados os projetos sociais apresentados pelos alunos, bem como fornecidas dicas e orientações para o seu melhor desenvolvimento.

“O nosso objetivo é aumentar a consciência dos jovens sobre a importância da política e aprofundar essa temática trabalhando também a cidadania, os direitos humanos e o empreendedorismo social”, explicou a fundadora do Politiquê?, Camilla Borges Costa. Desde que foi criado, o projeto já alcançou cerca de três mil pessoas.

Veja também

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Uma pessoa morre em ataque a faca na cidade holandesa de Roterdã
Mundo

Uma pessoa morre em ataque a faca na cidade holandesa de Roterdã

Newsletter