Projetos de Raquel Lyra são aprovados por unanimidade na Alepe
Deputados autorizam empréstimo de R$ 3,4 bilhões e extinção gradual do FEEF
Dois projetos enviados pela governadora Raquel Lyra (PSDB) à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foram aprovados por unanimidade no plenário nesta terça-feira (19). O primeiro deles, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 2302/2024, autoriza o Estado a contratar operações de crédito, internas e externas, no valor de até R$ 3,4 bilhões, com garantia da União. Já o segundo, o PLO nº 2304/2024, prevê a extinção gradual do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF) até 2028.
Os recursos do empréstimo serão destinados ao Programa de Crescimento Econômico e Desenvolvimento Sustentável, no âmbito do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal. O montante será liberado em três parcelas: um terço em 2024 e os outros dois em 2025 e 2026. A proposta passou pelas comissões de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), Finanças, Orçamento e Tributação, e Administração Pública antes de ser votada no plenário.
Leia Também
• Doriel Barros descarta aproximação entre PT e governo Raquel Lyra
• Entre críticas ao PSDB e afagos ao PSD, Raquel Lyra sinaliza os caminhos a seguir
• Raquel Lyra nomeia Marcos Carvalho como novo desembargador do TJPE
Na CCLJ, o relator Waldemar Borges (PSB) elogiou a transparência do governo em detalhar a aplicação dos recursos: “A gente precisava entender onde o recurso seria investido, e as informações foram claras”.
Durante a votação, parlamentares da base governista destacaram o apoio da oposição e o impacto do empréstimo para o desenvolvimento do estado. “São programas importantes que receberão esses investimentos. A colaboração do deputado Waldemar Borges foi essencial para garantir avanços”, afirmou Débora Almeida (PSDB). João Paulo (PT) também defendeu a proposta: “Esse investimento vem em boa hora para fortalecer Pernambuco frente às incertezas globais”.
Já Luciano Duque (SD) comemorou os avanços em áreas estratégicas como infraestrutura hídrica e rodoviária: “A gente sabe que a falta de água ainda é um problema e que está sendo combatido. Também teremos investimentos importantes nas estradas de Pernambuco”.
Além do empréstimo, a aprovação do PLO nº 2304/2024 marca o início da extinção do FEEF, com um cronograma que se estenderá até 2028. O fundo, criado para reforçar o caixa do Estado em situações de crise, será encerrado gradualmente, conforme o plano aprovado pelos parlamentares. Ambos os projetos seguem agora para sanção da governadora Raquel Lyra.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.