“Proporcionalidade é importante, mas vai prevalecer o diálogo”, diz Sileno sobre eleição na Alepe

Segundo o dirigente, a bancada do PSB não pretende criar obstáculos para a governadora eleita Raquel

Sileno fala sobre a novidade - divulgacao

No próximo dia 29 de novembro, a bancada de deputados estaduais do Partido Socialista Brasileiro (PSB) vai fazer uma reunião para debater os posicionamentos da sigla na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Com 14 legisladores estaduais eleitos, a sigla tem o maior número de parlamentares da Casa de Joaquim Nabuco, o que dá um peso diferenciado para a agremiação na composição de espaços na Casa tanto na Mesa Diretora quanto em comissões, levando em conta o critério da proporcionalidade.

Contudo, a legenda tem o desafio de garantir a unidade para conseguir fazer valer o tamanho do seu peso. No segundo turno das eleições, uma ala do partido apoiou a candidatura de Raquel Lyra (PSDB) e outra parte o projeto de Marília Arraes (SD). Passadas as eleições, contudo, os legisladores vão precisar se unir caso queiram pleitear espaços de destaque no Legislativo. Para o presidente estadual do PSB e deputado estadual eleito, Sileno Guedes (PSB), o caminho para a sigla será o diálogo.

“A proporcionalidade é um conceito muito inteligente. Em uma Casa onde todos são iguais, a proporcionalidade permite diferenciar. O PSB possui a maior bancada e a ideia é estabelecer o diálogo”, afirmou.

Segundo o dirigente, a bancada do PSB não pretende criar obstáculos para a governadora eleita Raquel Lyra. “Vai prevalecer o diálogo e o que for melhor para Pernambuco. A ideia não é atrapalhar a governadora, esperamos que dê certo, que ela possa honrar os compromissos que ela firmou com a população”, defendeu.

Segundo o dirigente, o fundamental será manter a bancada unida. Nos bastidores, a leitura seria que o PSB dificilmente vai pleitear a presidência da Casa, pois a governadora eleita não iria querer a sigla contra a qual fez oposição no posto. O que casaria melhor no contexto seria a primeira-secretaria da Alepe. Seja qual for a costura, qualquer articulação na Casa vai precisar passar pelo PSB e quem quiser ser candidato a presidente da Casa também vai precisar ouvir o partido.

Veja também

Superintendência do Cade aprova venda de parte do capital da Financeira BRB
ECONOMIA

Superintendência do Cade aprova venda de parte do capital da Financeira BRB

Quase 40 mulheres 'de todo o mundo' acusam o falecido magnata Mohamed Al Fayed de agressões sexuais
REINO UNIDO

Quase 40 mulheres 'de todo o mundo' acusam o falecido magnata Mohamed Al Fayed de agressões sexuais

Newsletter