Protagonismo e DNA entre as obras incluídas no PAC para Pernambuco

Senador Humberto Costa e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Roberto Stuckert Filho//Divulgação

Não à toa o senador Humberto Costa (PT) antecipou ontem o anúncio das obras estruturantes que serão destinadas a Pernambuco no novo Programa de Aceleração do Crescimento. O PAC será apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), hoje às 11h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. E terá a presença de líderes de diversas legendas.

A estratégia do senador é que o Partido dos Trabalhadores tenha o protagonismo das ações, embora elas sejam comuns às pautas do PSB e da governadora Raquel Lyra (PSDB). Mais que o partido.

O senador, na condição de vice-presidente nacional do PT, e no intuito de consolidar seu projeto para 2026 - com uma possível disputa ao Palácio do Campo das Princesas ou à reeleição ao Senado Federal - traz para si a responsabilidade pelas medidas. Quer o seu DNA em cada escolha, entre tantas prioridades. Todas positivas.

Humberto Costa garantiu a inclusão no PAC de projetos como a construção do eixo Salgueiro-Suape, da Ferrovia Transnordestina. Alterado no Governo passado, o projeto contemplava apenas o eixo do Porto de Pecém, no Ceará.

A duplicação da BR-423, entre os municípios de São Caetano e Garanhuns. A retomada das obras da BR-104, principal rota do Polo de Confecções, que abrange Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. Investimentos na segunda etapa da Adutora do Pajeú; na primeira etapa da Adutora do Agreste; e no setor de habitação com o Minha Casa, Minha Vida.

"Tenho conversado com o presidente e os ministros sobre os projetos que estão vindo para Pernambuco e sobre as nossas prioridades. Claro que a gente sabe que não vai conseguir contemplar tudo nesse primeiro anúncio do PAC, mas todas as ações propostas fazem parte dessa construção e têm como objetivo melhorar a economia e a qualidade de vida da população”, afirmou Humberto Costa.

O anúncio deve contar com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, da governadora Raquel Lyra, do prefeito do Recife, João Campos (PSB), e de parte da bancada federal.

 

Encontro de vices
A vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) estará no evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), hoje, com o vice-presidente da República e ministro, Geraldo Alckmin (PSB). Na pauta, a conjuntura econômica e as sugestões do setor produtivo para a retomada do crescimento do País. Priscila vai representando a governadora Raquel Lyra (PSDB). A partir das 19h. Amanhã Alckmin estará em Gravatá para o encontro do PSB.

FIG AMPLIADO > O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), decidiu sustentar a queda de braço com o Estado e ampliou a data do Festival de Inverno 2024. O Executivo havia divulgado que o evento seria de 18 a 28 de julho. O prefeito acrescentou uma semana e agendou para de 11 a 28 de julho.

REGIONAIS > "Nós temos um mês e meio para decidir os próximos três anos e meio de nossas vidas em Pernambuco". Com esse argumento, a deputada Dani Portela (PSOL) coordena os seminários para colher ideias que poderão ser incorporadas ao orçamento do Estado. Hoje o grupo estará em Serra Talhada.

INTEGRAÇÃO > Os presidentes do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira,  e do PL Mulher no Estado Isabel Urquiza, oficializaram Flávia Santos para o PL Mulher no Recife. Ela trabalha a inclusão de crianças com autismo.

 

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

 

Veja também

Escola Eleva Recife lança programa de bolsa de estudos para alunos do ensino médio
OPORTUNIDADE

Escola Eleva Recife lança programa de bolsa de estudos para alunos do ensino médio

AVC: Estudo revela que casos aumentaram 70% em 31 anos; veja as causas principais
CIÊNCIA

AVC: Estudo revela que casos aumentaram 70% em 31 anos; veja as causas principais

Newsletter