Logo Folha de Pernambuco

PSB não descarta apoio a Arthur Lira na disputa pela Presidência da Câmara Federal

Hélia Scheppa/SEI

Abancada do PSB na Câmara Federal se reuniu, ontem, para discutir sobre a eleição da Mesa e a sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na presidência da Casa, e, apesar de não ter deliberado sobre apoios, há um indicativo de concordância com o nome do deputado alagoano Arthur Lira (PP). Dos 30 deputados que participaram da discussão, 27 se manifestaram e 18 deles foram favoráveis ao nome de Arthur. 

No encontro, que estava programado inicialmente para a última terça-feira, os socialistas também debateram o conteúdo de uma carta programática que será submetida aos candidatos. Este documento está sob a responsabilidade do atual líder da legenda na Câmara, Alessandro Molon (RJ), e do deputado pernambucano Danilo Cabral, que assume a liderança no próximo ano. 

Siqueira
Além deles, o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, também está sendo consultado. Segundo Danilo Cabral, o grupo discutiu os rumos da eleição com a preocupação de que se faça desta uma “oportunidade para consolidar o papel do Congresso Nacional, especialmente da Câmara Federal, como um ambiente de diálogo institucional”. Ainda de acordo com ele, o PSB defende “a preservação da independência do Poder, a garantia do diálogo, a preservação do espaço da Oposição e a apresentação de uma agenda estratégica voltada para a retomada do crescimento econômico e o combate à desigualdade social”. 

“Não teve deliberação, mas houve indicativo de apoio manifestado por dois terços dos deputados à candidatura do Arthur Lira, apoio esse que será condicionado à concordância dele com o documento que foi apresentado”, complementou Danilo. 

Também presente na reunião, Júlio Delgado (MG) reforçou que não houve decisão, mas que parte da bancada é “simpática” ao apoio a Arthur Lira. Sobre a aproximação de Lira com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Delgado ponderou que não há um postulante da oposição e que qualquer apoio dependerá do documento apresentado pelo PSB. Ele ressaltou  que como o nome apoiado por Rodrigo Maia ainda é desconhecido, estão debatendo de acordo com os deputados já colocados. 

Visita
Na última segunda-feira, inclusive, Arthur Lira esteve no Palácio do Campo das Princesas para uma visita de cortesia ao governador Paulo Câmara (PSB). Na ocasião, ele também se reuniu com parlamentares da bancada pernambucana para apresentar suas proposições. 

Vale ressaltar que o PP apoiou o PSB na eleição de João Henrique Caldas (AL) para a Prefeitura de Maceió e João Campos (PSB) no Recife. Os dois eleitos, inclusive, não votarão no próximo ano porque já estarão à frente das respectivas prefeituras, mas manifestaram apoio ao nome do progressista. 

Diretório
Amanhã, o diretório nacional do partido se reúne virtualmente, às 14h, para avaliação das eleições municipais e das perspectivas do partido para o futuro e deliberação sobre o XV Congresso Nacional.

Veja também

Newsletter