PSB realiza ato de abertura do ano de homenagens ao ex-governador Eduardo Campos

Familiares e lideranças políticas participam de ato no Recife

Abertura do “Ano Eduardo Campos” - Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

Leia Também

• Homenagens relembram os 10 anos da morte do ex-governador Eduardo Campos

• Náutico homenageia Eduardo Campos com Comenda em cerimônia especial

• Um ano inteiro de homenagens a Eduardo Campos

Na manhã deste sábado (10), as executivas do PSB Nacional e o PSB de Pernambuco reuniram militantes e lideranças políticas na Usina Dois Irmãos, em Apipucos, para uma homenagem especial ao que seria o 59º aniversário do ex-governador Eduardo Campos. 

O evento, que começou às 10h, reuniu centenas de pessoas em uma homenagem ao legado ex-governador e ex-candidato à presidência.

@@NOTICIAS_RELACIONADAS@@

Estão presentes no evento, o prefeito do Recife, João Campos (PSB); o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira; o ministro Márcio França; o deputado federal Pedro Campos; o presidentes estadual do PSB, Sileno Guedes, entre outras lideranças. Familiares do ex-governador também participam do evento.

Exemplo para novas gerações 

João Campos, atual prefeito de Recife e filho do ex-governador, descreveu o evento como uma celebração da vida de seu pai, contrastando com o desejo de celebrar sua memória ao invés de sua morte. Ele destacou a autenticidade e a coragem de Eduardo Campos, ressaltando a importância de compartilhar seu legado com todos os presentes.

“O dia de hoje é sagrado, que lembra o seu momento. Teve uma vida curta, porém intensa. Não é normal o tanto que ele fez e transformou com 49 anos. Tive o privilégio de conviver durante 20 anos com uma pessoa verdadeira. A grande fórmula dele era a verdade. Ele era um gestor largo, coerente e tinha coragem. Isso o fazia dele forte, mas tinha sensibilidade de escolher o lado certo, de escolher a briga certa”, disse João.

João também falou sobre a dor da saudade e a força recebida das pessoas ao redor, acreditando que a vontade e o impacto de seu pai ainda fazem falta nos dias atuais.

“Se fôssemos escolher a saudade, jamais estaríamos aqui. Se passaram dez anos, mas se pegássemos hoje, ele seria o maior líder político do País”, afirmou.

Discursos

Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, destacou a relevância do evento como uma ocasião para relembrar as contribuições significativas de Eduardo Campos para Pernambuco e para o Brasil.

Siqueira ressaltou o impacto de Campos desde seu primeiro mandato como deputado federal, passando pelo ministério, e sua vitória como governador. Destacou ainda a coragem de Campos ao deixar o governo para se candidatar à presidência em 2014, quando sofreu o trágico acidente aéreo em São Paulo.

“O Brasil foi quem perdeu Eduardo Campos. As ideias e legado continuam e é isso que estamos celebrando. Aqueles como Eduardo não morrem, deixam uma semente plantada e deixam legados. E o maior legado é João Campos,” afirmou Siqueira.

O presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, enfatizou a importância das homenagens, que se estenderão por um ano.

“Pernambuco reconhece a presença de Eduardo em cada canto do Estado. É com esse legado que fazemos o PSB a maior força política do nosso Estado,” disse Guedes. Ele também defendeu a preservação das políticas públicas implementadas por Campos, alegando que não permitirão que sejam desmontadas por razões políticas.

Memória

Pedro Campos, deputado federal e filho do ex-governador, anunciou uma série de homenagens que ocorrerão ao longo da semana, incluindo uma cerimônia na Assembleia Legislativa na segunda-feira, uma missa pelos 10 anos de falecimento na terça-feira e uma sessão solene na Câmara Federal na quarta-feira.

O deputado destacou a importância de manter viva a memória de seu pai. Além disso, Pedro revelou a criação do Prêmio Eduardo Campos de Excelência em Gestão Pública, uma nova edição do livro “Saudades do Futuro”, e o lançamento do livro “Eduardo Campos e suas histórias”.

Pedro Campos recordou o impacto da morte de seu pai e a forma como a população demonstrou seu carinho durante o luto.

“Foi quando percebemos que Eduardo não estaria fisicamente com a gente, estaria de outra forma,” afirmou. Ele expressou o desejo de continuar o trabalho iniciado por Eduardo, ressaltando a importância de seguir em frente e manter o legado vivo.

Veja também

Feira Made de Artesanato e Design de Pernambuco acontece até 28 de setembro, no Shopping Riomar
ARTESANATO

Feira Made de Artesanato e Design de Pernambuco acontece até 28 de setembro, no Shopping Riomar

Sonia Guajajara pede pressa ao STF em homologação de terra indígena
direitos humanos

Sonia Guajajara pede pressa ao STF em homologação de terra indígena

Newsletter