PT, PcdoB e PV declaram oposição ao Governo de Raquel Lyra
Partidos reforçam diferenças entre seus projetos e o da gestora.
A Federação Brasil da Esperança (FEBRASIL), formada por PT, PcdoB e PV, declarou, por meio de nota, nesta segunda-feira (7), postura de oposição ao Governo Raquel Lyra. Os partidos ressaltam que não apoiaram a atual governadora nas eleições de 2022. Na ocasião, as siglas apoiaram Danilo Cabral (PSB), no primeiro turno, e Marília Arraes (SD), no segundo turno. Também destacam que a gestora mantém parcerias estratégicas com forças políticas que antagonizam com o presidente Lula (PT), em especial o PL, e ponderam que discordam da orientação da tucana “para diversas áreas de políticas públicas e sociais, a exemplo da saúde e educação”.
“A oposição política da FEBrasil ao Governo Raquel Lyra se dá, reafirmando nosso compromisso com Pernambuco, acompanhando e fiscalizando as ações da gestão estadual com responsabilidade, fazendo um debate propositivo e de alto nível, defendendo as importantes parcerias, que vem sendo estabelecidas entre Governo Lula e o governo estadual e governos municipais para benefício da população”, afirma o texto.
A Federação Brasil da Esperança possui 7 deputados estaduais e 3 deputados federais. No texto, o grupo ressalta que sua “principal responsabilidade” é “lutar pelo êxito do Governo Lula, na sua tarefa de reconstrução nacional, conforme seu programa consagrado pela maioria do povo”.
Na última sexta-feira (4), o diretório estadual do PT-PE declarou oposição ao Governo Raquel Lyra. Um dia antes, o PV também havia declarado postura de oposição ao Palácio do Campo das Princesas. Com a decisão, a federação passa oficialmente a compor o bloco antagonista ao Executivo estadual.