PT, PV e PCdoB mudam data de convenção para fazer no mesmo dia do prefeito João Campos

Federação tinha ignorado o estatuto, que atrela convenção proporcional à da majoritária

Federação no Recife: presidentes do PV, Marco Aurélio Filho; do PCdoB, George Braga, e do PT, Cirilo Mota - Foto: Divulgação

Os partidos que integram a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) tiveram de rever a data da convenção. Depois de divulgar que o encontro seria no dia 20, os presidentes das três legendas reconheceram a necessidade de cumprir o estatuto e anunciar os candidatos a vereador no mesmo dia em que o prefeito João Campos (PSB) realizar sua convenção. 

Nesse dia o gestor deve anunciar também quem ocupará a vice na sua chapa à reeleição. A data ainda não está definida, mas o próprio prefeito já disse em entrevista que será no prazo final das convenções, até 5 de agosto.

O presidente do PT Recife, Cirilo Mota, admitiu que o estatuto da federação atrela a convenção de proporcionais à convenção majoritária. Como dois dos três nomes postos para a vice integram a federação, os presidentes precisaram aguardar. O ex-chefe de gabinete do prefeito Victor Marques, que ele exonerou depois de filiá-lo ao PCdoB, e o ex-vereador do Recife Mozart Salws, indicado pelo PT e que deixou o cargo de assessor na Secretaria de Relações Institucionais, do Governo Federal, para arriscar o espaço.

O outro nome é o da ex-secretaria de Infraestrutura do Recife Marília Dantas, mas ela está no MDB e não tem relação direta com a federação.

Para o presidente do PV, vereador Marco Aurélio Filho, a mudança foi importante para mostrar que o grupo está alinhado com o prefeito João Campos, e por isso a necessidade de um encontro que aglutine todas as forças.

"Decidimos, em comum acordo, realizar nossa convenção junto com a chapa majoritária. Foi um movimento natural, pois estamos em sintonia com o prefeito João Campos nessa coalizão de forças democráticas que está mudando o Recife", pontuou.

O presidente da Federação e do PCdoB Recife, George Braga, pontuou que o mais importante é manter a unidade política do grupo. "Todas as candidaturas dialogam com o projeto popular e democrático que construímos juntos desde a eleição do Presidente Lula e agora vamos replicar nos municípios", ressaltou.

O encontro entre os três presidentes aconteceu na tarde desta quinta (11), na sede do PT, em Santo Amaro, bairro na área central do Recife. Serviu também para definir a lista de candidatos a vereador. A federação vai apresentar 38 nomes: 15 do PT, 14 do PV e nove do PCdoB.

 

 

Veja também

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: gestão do município é desaprovada por 63%
Eleições 2024

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: gestão do município é desaprovada por 63%

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: confira o peso das influências políticas na disputa
Eleições 2024

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: confira o peso das influências políticas na disputa

Newsletter