PT recebe homenagem da Assembleia Legislativa pelos 43 anos de história
A cerimônia, requerida pelo deputado João Paulo, lembrará trajetória do PT
Por requerimento do deputado João Paulo (PT), a Assembleia Legislativa de Pernambuco realiza nesta segunda-feira (13), às 18h, sessão solene em homenagem aos 43 anos do Partido dos Trabalhadores. A cerimônia contará com as presenças da bancada petista na Alepe, na Câmara dos federal e no Senado, além de militantes da agremiação e aliados. O presidente da sigla no Estado, Doriel Barros, receberá as homenagens em nome do PT. Parlamentares de todas as legendas foram convidados. “Será um momento para lembrar as grandes causas abraçados por nosso partido e para projetar nossas esperanças para o futuro”, afirma João Paulo. “Como maior organização partidária da América Latina, o PT permanece firme em sua luta por um Brasil mais justo, igualitário e democrático”.
Fundado em 10 de fevereiro de 1980, O Partido dos Trabalhadores tem se destacado por sua atuação em defesa das trabalhadoras e trabalhadores do campo e de cidade e por intensa participação de intelectuais e artistas de esquerda em sua história. Em nome do socialismo democrático, o PT foi fundamental na campanha das Diretas Já, que reuniu milhões de pessoas em grandes atos populares, durante a ditadura militar, em defesa de eleições diretas para a Presidência da República. O petista Luiz Inácio Lula da Silva, fundador da agremiação e hoje presidente da República pela terceira vez – ao lado de Tancredo Neves, Leonel Brizola e Miguel Arraes – foi um dos protagonistas do movimento.
A experiência de luta por reivindicações sociais do PT foram o ponto de partida para muitas propostas levadas à Constituinte de 1988, que culminou na aprovação da atual constituição brasileira. A atuação do PT e de outros partidos de esquerda avançou em muitos pontos nos direitos sociais e na democratização de diversas políticas públicas.
Primeiro presidente eleito pelo PT e agora em seu terceiro mandato, Lula sempre defendeu a combinação entre crescimento econômico, desenvolvimento sustentável e inclusão social, com distribuição de renda, ampliação do emprego, redução da pobreza e promoção da soberania nacional. Com Lula, que cumpriu dois mandatos, e em seguida com Dilma Rousseff, o PT deu prosseguimento a seus programas sociais e o País saiu do Mapa da Fome.
Em Pernambuco, João Paulo, proponente da sessão solene, foi um dos fundadores do PT e, mais tarde, em 2000, primeiro prefeito de eleito pelo partido no Recife.