Logo Folha de Pernambuco

PV-PE repudia ofertas de Governo Federal para exploração de petróleo e gás em Fernando de Noronha

Jorge Carreiro, presidente PV Pernambuco - Divulgação

Em ação conjunta, os ministérios de Minas e Energia e de Meio Ambiente estão oferecendo para exploração de petróleo e gás natural, uma área próxima ao parque nacional marinho de Fernando de Noronha, mais especificamente a bacia Potiguar, no litoral do Ceará e Rio Grande do Norte. Contrário à medida, o Partido Verde de Pernambuco lançou uma nota de repúdio à oferta do governo federal.

Na nota assinada por Jorge Carreiro, presidente da sigla no estado, o partido destaca o perigo que a exploração de elementos tóxicos pode trazer para a fauna, flora e animais da região.

“O PV Pernambuco repudia as ofertas do governo federal para exploração de petróleo e gás natural nas bacias Potiguar (RN e CE), próxima ao parque nacional marinho de Fernando de Noronha, território pernambucano. Mesmo não sendo feito um estudo ambiental na região, conforme declarou o ICMBio e o Ibama, Noronha se trata de um santuário ecológico, composto por 21 ilhas, protegido por lei, além de ser Patrimônio Mundial Natural da Humanidade, dada a diversidade da fauna, da flora e a fragilidade do ecossistema diante da ação humana. Permitir um leilão de petróleo próximo ao arquipélago, além de predatório, trata-se da legalização da destruição de um dos mais importantes parques marinhos não só brasileiro como mundial”, destacou o texto.

Veja também

Newsletter