Logo Folha de Pernambuco

“Que a gente tenha sempre muito discernimento para fazer as escolhas certas”, afirma a governadora Raquel Lyra ao subir o Morro

Raquel Lyra enfatizou importância de Governo e Prefeitura do Recife estarem juntos no apoio ao Morro

Raquel Lyra enfatizou importância de Governo e Prefeitura do Recife estarem juntos no apoio ao Morro - Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Cem dias depois da tragédia no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, que mobilizou Governo do Estado e Prefeitura do Recife, a governadora Raquel Lyra (PSDB) subiu o Morro da Conceição, na Zona Norte, por volta das 7h, com a vice, Priscila Krause, secretários e assessores. Ainda na chegada, a governadora cumprimentou o ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil, André de Paula (PSD).

“Quando é jogo de soma isso é maravilhoso. Que a prefeitura faça sua parte e o Governo do Estado possa fazer sua parte também”, declarou a governadora, diante de um Morro cheio de faixas agradecendo a reconstrução do santuário e registrando também a participação do seu oposicionista, o prefeito do Recife, João Campos (PSB).

A governadora, que levou uma hora e 20 minutos, para, andando, fazer um percurso de 500 metros, volta ao Morro na noite deste domingo. Participará da última missa, que será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, prevista para as 19h. “Antes da tragédia eu já vinha pra cá. Com a tragédia, a gente veio desde o primeiro momento. Dissemos que íamos cuidar do santuário, da comunidade, e assim foi feito”, justificou.

Aos pés da Santa, a governadora se emocionou ao rezar. “Acho que é um sentimento mesmo de renascimento e reconstrução. Eu estou aqui vindo há alguns anos, no Morro de Nossa Senhora da Conceição, celebrar a minha fé. Nossa Senhora da Conceição é patrimônio de Recife, de Pernambuco e do Brasil. E esses festejos fazem parte de nossa tradição religiosa”, disse Raquel.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Reconstrução

O Governo do Estado investiu R$ 1,5 milhão para recuperar o teto da igreja, que desabou no dia 30 de agosto, matando duas pessoas. A obra foi entregue no dia 27, na véspera da abertura oficial da 120ª festa. 

"Trabalhamos muito esse ano pra poder que esse santuário pudesse estar de pé mais uma vez. E é muito bom estar aqui, com um público recorde, podendo professar a sua fé com segurança e garantir que Nossa Senhora possa nos cobrir sempre de bênçãos, para que a gente tenha sempre muito discernimento para fazer as escolhas certas, para estar do lado do bem e para cuidar de nossa gente", destacou a governadora. 

A representante do Palácio das Princesas ainda falou sobre a reforma: "não se trata de reconstrução de uma igreja, mas de restauração do coração de um povo", disparou Raquel.

Após o encerramento da Festa do Morro, neste domingo (8), a igreja será novamente interditada para o início da segunda e última etapa das obras. Essa fase inclui a instalação do forro do teto, a implementação de novos e modernos sistemas de som, climatização e iluminação, além de mudanças estéticas no Santuário do Morro da Conceição. O investimento total do Estado na reconstrução do templo somará cerca de R$ 3 milhões.

 

Veja também

Newsletter