Quarta etapa do Canal do Fragoso será entregue no início de 2024

Etapa é a penúltima etapa da obra

Governadora Raquel Lyra e ministro da Casa Civil, Rui Costa, visitam obras do Canal do Fragoso, em Olinda - Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Leia Também

• "A tarefa é de todos nós", diz João Campos sobre execução das obras financiadas pelo Novo PAC

• "O Novo PAC é mais uma etapa da construção do País que queremos", diz ministra Luciana Santos

• Duplicação da BR-423 é uma das preocupações de Lula, afirma Renan Filho no lançamento do Novo PAC

Em visita realizada às obras do Canal do Fragoso, no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, garantiu que a nova fase da construção do canal será finalizada em fevereiro de 2024

O trabalho, iniciado no ano de 2013, é conduzido pela Companhia Pernambucana de Habitação e Obras (CEHAB) e receberá recursos do Governo Federal por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Obras no Canal do Fragoso em Olinda.Obras no Canal do Fragoso em Olinda. Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

O anúncio foi realizado nesta manhã durante o evento de lançamento regional do programa. Na ocasião, Rui Costa afirmou que as obras terão um aporte de R$ 130 milhões

Ao lado da governadora Raquel Lyra, Rui Costa destacou que a conclusão do canal é aguardada há anos pelos moradores da localidade. A intervenção é realizada com o objetivo de diminuir os problemas enfrentados pela população em períodos de chuva.

“Sei que a população espera há algum tempo, mas agora vai. Vamos trazer o presidente para inaugurar esse trecho que está prometido para o início do ano que vem”, afirmou. 

No local, o ministro pode observar o andamento da obra que chega agora à penúltima fase. Nessa etapa, está prevista a construção de 1 km de vias, 1 km de canal e duas pontes. “Vamos incorporar as boas ideias nessa parceria entre o Governo Federal, a governadora e o prefeito para, com fé em Deus, entregar toda essa obra ainda dentro do mandato do presidente”, completou. 

De acordo com a governadora Raquel Lyra, a obtenção de novos recursos será essencial para a continuidade dos trabalhos. “Garantimos a quarta etapa no novo PAC para que a gente possa fazer a obra continuar. Essa fase de agora é uma obra muito complexa, com previsão de término em fevereiro de 2024, depois de tanto tempo com a população esperando”, observou.

Já a quinta e última etapa, segue em processo de licitação. De acordo com a governadora, os projetos já estão prontos. “Vamos licitar no mês de setembro e garantir que essa obra seja entregue. Temos feito isso com muito respeito a população e agradecemos ao Governo Federal pela parceria”, concluiu. 

Além da obra do Canal do Fragoso, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, que também esteve presente na visita, destacou que a gestão municipal segue com os trabalhos da construção da lagoa de retenção, serviço que beneficiará os moradores do bairro de Jardim Atlântico e parte da I Etapa de Rio Doce.

“Estamos otimistas com essa parceria entre os governos federal e estadual, e que juntos possamos tocar, de forma acelerada, esse trabalho que vai beneficiar um grande número de moradores da nossa cidade”, destacou o prefeito.

Veja também

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses
Israel

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses

Cachorro batizado de Upinha por ficar semanas em frente a uma UPA em Olinda busca tutor responsável
Folha Pet

Cachorro batizado de Upinha por ficar semanas em frente a uma UPA em Olinda busca tutor responsável

Newsletter