Quatro anos depois de ter sido rejeitado, Bolsonaro recebe título de cidadão de Vitória
Homenagem foi uma iniciativa do vereador Marcos da Prestação e acontece nesta segunda (24)
Quatro anos e cinco meses depois de a Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão rejeitar o título de cidadão a Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente da República será homenageado na tarde desta segunda-feira (24).
A iniciativa é do mesmo parlamentar que teve o projeto recusado em setembro de 2021, quando o liberal ainda governava o Brasil, e acontece seis dias depois de a Procuradoria-Geral da República denunciá-lo por tentativa de golpe de Estado.
“É o reconhecimento dos relevantes serviços prestado à cidade pelo ex-presidente, principalmente durante a pandemia (de Covid). Ele mandou muitos recursos Vitória”, atesta o vereador José António da Rocha )PL), conhecido como Marcos da Prestação por ter vendido roupas e sapatos com pagamento parcelado durante duas décadas.
Até junho de 2023, segundo o portal de transparência da prefeitura, a cidade registrou 14.498 casos de Covid e 373 óbitos.
O projeto de lei foi aprovado na primeira sessão desta legislatura, no dia 3 de fevereiro. Obteve 14 votos a favor; quatro, contra; duas abstenções. Um vereador estava ausente e o presidente da Casa não vota. Foi a segunda vez que o PL foi apreciado. Na primeira, em 2021, ele havia sido rejeitado por 13 votos contra e três a favor.
O vereador observa que nem mesmo a denúncia da PGR ao Supremo Tribunal Federal impediu a aprovação desta vez. “A denúncia da PGR não tem fundamento. Não há provas contra Bolsonaro”, afirma o parlamentar, ignorando os argumentos do procurador-geral da República, Paulo Gonet, de que Bolsonaro sabia do plano para matar Lula no fim de 2022 e concordou com a trama.
“A gente vive em um país onde o que é certo virou errado e o que é errado virou certo. Lula foi ‘descondenado’ por uma manobra”, alega o vereador, eleito com 2.002 votos para seu terceiro mandato.
A solenidade está marcada para as 15h de hoje na Praça do Livramento, em frente à Câmara. Deve contar com trio elétrico de onde o vereador e o agraciado vão discursar. “Vou falar com o coração, não terei discurso escrito. As pautas que Bolsonaro defende são as mesmas que eu defendo, antes mesmo de ele ser presidente”, relata Marcos da Prestação que pediu reforços na segurança policial e de trânsito.
“Vai ser uma festa da democracia. Quem quiser terá direito de protestar, mas terá que ser dentro da legalidade”, comenta o vereador, apostando que a Câmara será pequena para a solenidade, por isso, escolheu a praça. “Vamos receber umas cinco mil, dez mil, 15 mil, 20 mil pessoas. Haverá espaço para todas”, prevê.
Petistas
Bolsonaro teve, no segundo turno em Vitória, 33.410 votos (41,14%), contra 47.793 votos (58,86%) do presidente Lula (PT). Nenhum petista foi eleito vereador na cidade em 2024. A presidente municipal do PT, Clicia Roberta França, não foi localizada neste domingo.
“Nem precisamos fazer protesto. O ex-presidente está indiciado e a Justiça agora vai tomar de conta dele. Quanto menos partidarizar, melhor, porque de alguma forma ele quer mídia. Ele tentou dar um golpe na democracia, tinha um plano de assassinar o presidente Lula. Esse embate não pode ser do PT”, ressalta o presidente estadual do partido, deputado Doriel Barros.
Agenda
Bolsonaro desembarca no Aeroporto Internacional dos Guararapes às 7h30. Será recebido por representantes das bancadas municipal, estadual e federal do PL, entre eles o deputado Alberto Feitosa, e pelo ex-ministro Gilson Machado. O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira está viajando e não vai recebê-lo.
Do aeroporto, o grupo segue para um café da manhã na Padaria Boa Viagem. A programação termina com a homenagem em Vitória de Santo Antão.