Logo Folha de Pernambuco

Raquel cumpre agendas no Rio de Janeiro em busca de investimento

Raquel Lyra participou de reunião com a presidente da Petrobras e com os dirigentes do BNDES

Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, participou da abertura do evento - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Cumprindo uma série de agendas administrativas no Rio de Janeiro e Brasília, a governadora Raquel Lyra (PSDB) se reuniu com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, ontem. A gestora deixou o encontro com uma expectativa positiva sobre os investimentos na Refinaria Abreu e Lima (RNEST), localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, Litoral Sul de Pernambuco. Segundo a administradora, as obras do Trem Dois devem ser iniciadas logo no primeiro semestre de 2025.

“Temos a expectativa de que no primeiro semestre do próximo ano as obras sejam iniciadas. Já estamos próximos, dialogando com a Petrobras sobre qualificação profissional e o papel do Governo do Estado, a exemplo da dragagem do porto interno e externo que era um compromisso do Governo de Pernambuco desde o início das obras do primeiro trem da Refinaria Abreu e Lima”, destacou Raquel Lyra.

Na agenda da governadora com a presidente da estatal também foram discutidos os investimentos da Petrobras em Pernambuco, sobretudo a Refinaria.

Refinaria

No começo do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a retomada de investimentos da Refinaria Abreu e Lima (Rnest). Na ocasião, foi anunciado que a previsão para o início das operações do Trem 2 da Refinaria Abreu e Lima é 2028, quando passará a ter capacidade para processar 260 mil barris de petróleo por dia.

O investimento faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).  A implantação vai expandir a capacidade de refino nacional, viabilizando o aumento da produção de derivados.  A construção do Trem Dois foi interrompida há 10 anos, durante a execução das obras de infraestrutura. A paralisação se deu em meio à Operação Lava Jato. 

BNDES

Ainda ontem, a governadora também se reuniu com o diretor de Planejamento e Relações Institucionais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nelson Barbosa, a diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello, e parte da equipe técnica do banco. Na ocasião, a gestora tratou da atração de investimentos para Pernambuco.

Veja também

PREG 90003_2024 PE - IPHAN edital_pagina unica

PREG 90003_2024 PE - IPHAN edital_pagina unica

PREG 018_24 - S JOAQUIM MONTE edital_pagina unica

PREG 018_24 - S JOAQUIM MONTE edital_pagina unica

Newsletter