Raquel Lyra anuncia que trecho Sul do Arco Metropolitano deve ter obras iniciadas em abril
Governadora atualizou andamento das discussões para solucionar problemas do Metrô do Recife
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), anunciou que o trecho Sul do Arco Metropolitano deve ter a construção iniciada já em abril de 2025. A declaração foi feita durante entrevista ao vivo para a TV Globo, nesta quinta-feira (19), quando a gestora fez um balanço dos dois anos à frente do Executivo estadual.
“Este mês de dezembro, o edital vai pra rua. Tudo correndo bem, sem nenhum tipo de impugnação, maior discussão judicial. A gente deve ter obra acontecendo ali em Abril do ano que vem”, afirmou Raquel Lyra.
A mandatária declarou que a escolha de começar a construção do Arco Metropolitano pelo trecho Sul é fruto do entrave nas discussões em torno do impacto ambiental que o trecho Norte da rodovia enfrenta. Ela garantiu que, enquanto inicia a construção do trecho Sul, o Estado vai estudar como fazer as obras do Norte.
“A gente decidiu partir o problema para solucionar onde a gente pode. Vamos começar pelo começo, onde não tem discussão ambiental, o trecho que vamos fazer passa necessariamente por área de canavial, e não tem discussão maior. É reto, plano e de cana de açúcar”, ressaltou a governadora
Leia Também
• Edital do Arco Metropolitano será publicado no dia 19, garante Raquel Lyra
• TJPE derruba liminar que afeta instalação da Escola de Sargentos e do Arco Metropolitano
• Arco Metropolitano receberá recursos de R$ 400 milhões
Quando indagada sobre o transporte público, Raquel Lyra admitiu a insatisfação dos usuários do sistema na Região Metropolitana do Recife (RMR) e disse que o considera “muito ruim”. Ela garantiu que tem tomado ações para enfrentar o problema.
“A gente tem apertado mais as empresas de ônibus, sim. Damos um subsídio na ordem de R$ 500 milhões de reais por ano para o sistema. A gente vai trabalhar para que ele possa funcionar muito melhor”, pontuou.
A governadora indicou que vai buscar trazer mais municípios da RMR para compor o Grande Recife Consórcio de Transportes, que administra o sistema. De acordo com ela, atualmente o Consórcio abriga apenas quatro dos 14 municípios da região.
A gestora não se furtou de comentar a situação do Metrô do Recife, que teve as estações do Ramal Jaboatão fechadas nesta semana, após problemas estruturais que afetaram a operação. Raquel Lyra afirmou que aguarda a reunião com os ministros Rui Costa (PT), da Casa Civil, e Jader Filho (MDB), das Cidades, onde será apresentado um estudo feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Ela não descartou a possibilidade de concessão à iniciativa privada
“O estudo está numa modelagem final. Cenários serão apresentados pelo Banco. Toda a vez que o metrô para eu ligo tanto para o ministro Rui quanto para o ministro Jader. Eles estão convocando em breve uma reunião para que o BNDES apresente a proposta que tem”, disse.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.