Logo Folha de Pernambuco

Raquel Lyra anuncia que trecho Sul do Arco Metropolitano deve ter obras iniciadas em abril

Governadora atualizou andamento das discussões para solucionar problemas do Metrô do Recife

Governadora Raquel Lyra anunciou início das obras do trecho Sul do Arco Metropolitano para abril - Reprodução/TV Globo

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), anunciou que o trecho Sul do Arco Metropolitano deve ter a construção iniciada já em abril de 2025. A declaração foi feita durante entrevista ao vivo para a TV Globo, nesta quinta-feira (19), quando a gestora fez um balanço dos dois anos à frente do Executivo estadual.

“Este mês de dezembro, o edital vai pra rua. Tudo correndo bem, sem nenhum tipo de impugnação, maior discussão judicial. A gente deve ter obra acontecendo ali em Abril do ano que vem”, afirmou Raquel Lyra.

A mandatária declarou que a escolha de começar a construção do Arco Metropolitano pelo trecho Sul é fruto do entrave nas discussões em torno do impacto ambiental que o trecho Norte da rodovia enfrenta. Ela garantiu que, enquanto inicia a construção do trecho Sul, o Estado vai estudar como fazer as obras do Norte.

“A gente decidiu partir o problema para solucionar onde a gente pode. Vamos começar pelo começo, onde não tem discussão ambiental, o trecho que vamos fazer passa necessariamente por área de canavial, e não tem discussão maior. É reto, plano e de cana de açúcar”, ressaltou a governadora 

Quando indagada sobre o transporte público, Raquel Lyra admitiu a insatisfação dos usuários do sistema na Região Metropolitana do Recife (RMR) e disse que o considera “muito ruim”. Ela garantiu que tem tomado ações para enfrentar o problema.

“A gente tem apertado mais as empresas de ônibus, sim. Damos um subsídio na ordem de R$ 500 milhões de reais por ano para o sistema. A gente vai trabalhar para que ele possa funcionar muito melhor”, pontuou.

A governadora indicou que vai buscar trazer mais municípios da RMR para compor o Grande Recife Consórcio de Transportes, que administra o sistema. De acordo com ela, atualmente o Consórcio abriga apenas quatro dos 14 municípios da região.

A gestora não se furtou de comentar a situação do Metrô do Recife, que teve as estações do Ramal Jaboatão fechadas nesta semana, após problemas estruturais que afetaram a operação. Raquel Lyra afirmou que aguarda a reunião com os ministros Rui Costa (PT), da Casa Civil, e Jader Filho (MDB), das Cidades, onde será apresentado um estudo feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Ela não descartou a possibilidade de concessão à iniciativa privada

“O estudo está numa modelagem final. Cenários serão apresentados pelo Banco. Toda a vez que o metrô para eu ligo tanto para o ministro Rui quanto para o ministro Jader. Eles estão convocando em breve uma reunião para que o BNDES apresente a proposta que tem”, disse.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

 

 

Veja também

Lira diz que vai votar pacote em 2024 e vê "boa vontade" do Senado
PEC

Lira diz que vai votar pacote em 2024 e vê "boa vontade" do Senado

Câmara aprova proposta do pacote fiscal de Haddad; veja como votou cada deputado
pacote fiscal

Câmara aprova proposta do pacote fiscal de Haddad; veja como votou cada deputado

Newsletter