Raquel Lyra apresenta políticas públicas para mulheres em encontro nacional de prefeitas
Gestora apresentou os programas Mães de Pernambuco e Morar Bem Pernambuco
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), participou nesta quarta-feira (12) do Encontro Nacional de Prefeitas, Vice-Prefeitas e Gestoras Municipais, promovido pelo Ministério das Mulheres (MMulheres) em Brasília. Durante o evento, que reuniu lideranças femininas de todo o Brasil, a gestora destacou a importância da presença feminina em espaços de poder e apresentou iniciativas estaduais voltadas para as mulheres, como os programas Mães de Pernambuco e Morar Bem Pernambuco.
“Para quem não compreende a nossa forma de agir e pensar, é muito difícil conseguir lidar com mulheres ocupando espaços de poder. Mas a grande importância disso tudo é podermos trazer para estes locais a forma da mulher de ver o mundo. No sábado passado, tive a oportunidade de entregar 235 casas e conhecer Vitória, mãe de Nicolas, uma criança de 7 anos com autismo. Ela conseguiu comprar sua casa através do Morar Bem, um programa do nosso governo que, em parceria com Minha Casa Minha Vida, paga o valor da entrada do financiamento junto à Caixa Econômica Federal. A gente já entregou cerca de 8 mil casas assim”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Leia Também
• Miguel Coelho afirma que não consideraria convite para gestão de Raquel Lyra
• Raquel Lyra amplia relação com o governo federal e participa de agenda com Lula
• Raquel Lyra discute operações de crédito com lideranças em Brasília
O Morar Bem Pernambuco é considerado o maior programa de enfrentamento ao déficit habitacional da história do Estado e tem as mulheres como maioria das beneficiadas. Segundo dados do governo, cerca de 67% dos beneficiários da modalidade Entrada Garantida são mulheres chefes de família. Outra política de destaque é o Mães de Pernambuco, um programa de transferência de renda que concede R$ 300 mensais a pernambucanas em situação de vulnerabilidade social.
Durante o encontro, a governadora também ressaltou outras iniciativas voltadas ao empoderamento feminino, como o Bora Empreender Mulher, que fomenta a formalização de negócios e amplia o acesso a serviços de apoio às empreendedoras, e os Centros de Qualificação Profissional da Mulher, localizados no Recife, Caruaru e Igarassu, que oferecem capacitação e encaminhamento ao mercado de trabalho.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo as ministras Cida Gonçalves (Mulheres), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas). A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e a deputada federal Benedita da Silva também participaram.
Encontro com prefeitos
Ainda em Brasília, Raquel Lyra se reuniu com prefeitos pernambucanos no Escritório de Representação de Pernambuco. O objetivo foi oferecer apoio técnico para a captação de recursos federais destinados aos municípios. Entre os gestores presentes estavam Talita de Doda (Camutanga), Dinha Mororó (Terra Nova), Xicão Tavares (Verdejante), Fabinho Lisandro (Salgueiro), Fredson Brito (São José do Egito), Dr. Pedro Alves (Iguaracy) e Marcos Cacique (Pesqueira).
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.