Logo Folha de Pernambuco

Raquel Lyra assina convênio em Portugal para promover Pernambuco como destino turístico e cultural

Convênio com IPP prevê ações de apoio a acadêmicos e profissionais que atuam no Estado e Portugal

Raquel Lyra assina convênio com Instituto português - Divulgação/Secom

Cumprindo agenda no Porto, em Portugal, nesta quarta-feira (30), a governadora Raquel Lyra assinou um convênio entre o Governo de Pernambuco e o Instituto Pernambuco Porto (IPP) para promover o Estado como destino de turismo, cultura, educação e economia criativa. O acordo, que inclui um aporte de R$ 1,2 milhão por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), apoiará atividades de intercâmbio cultural e acadêmico.

“Portugal é um importante parceiro do Brasil e de Pernambuco, não só no setor comercial, mas também no intercâmbio acadêmico e cultural. E o Instituto Pernambuco Porto desempenha um papel importante nesta missão de aproximar estudantes, empresários, a comunidade brasileira que vive aqui, e de promover nossa cultura e fortalecer relações econômicas. Hoje firmamos um convênio de R$ 1,2 milhões, via Adepe, para fomentar as atividades da instituição e divulgar nosso Estado como atrativo para estudar, visitar e investir”, afirmou Raquel Lyra.

O convênio tem quatro eixos principais: educação, com foco em patrimônio, literatura e música; cultura, incluindo exposições e festividades tradicionais como Carnaval e São João; economia criativa, destacando moda, artesanato e negócios locais; e turismo, fortalecendo a relação entre Pernambuco e Portugal.

Zeferino Ferreira da Costa, presidente do IPP, comemorou a parceria. “Esse ato eleva nosso Instituto. Agradeço ao Governo de Pernambuco e à governadora por entender a importância deste convênio e nos dar essa honra de estar aqui”, disse.

A parceria também envolve a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE), que mantêm laços acadêmicos com a Universidade do Porto, permitindo que estudantes pernambucanos, especialmente de escolas públicas, tenham acesso a alojamento, bolsas e oportunidades acadêmicas. Profissionais independentes em áreas como design e tecnologia digital também poderão desenvolver projetos com o apoio do Instituto.

Presenças 
O encontro contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e do vice-presidente do IPP, Zeferino Ferreira da Costa Filho. A comitiva da governadora incluiu os secretários Eduardo Vieira (Gabinete da governadora), Tulio Vilaça (Casa Civil), Rodolfo Pinto (Comunicação), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e o presidente da Adepe, André Teixeira.

Veja também

Tentativa de envenenar eu e o Alckmin não deu certo, estamos aqui, diz Lula
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Tentativa de envenenar eu e o Alckmin não deu certo, estamos aqui, diz Lula

Receita tem expectativa de que bom desempenho da arrecadação continuará no último bimestre
ARRECADAÇÃO

Receita tem expectativa de que bom desempenho da arrecadação continuará no último bimestre

Newsletter