Logo Folha de Pernambuco

Raquel Lyra destaca autonomia da Alepe e prega harmonia entre poderes

Governadora comenta decisão do STF sobre anulação da eleição da Mesa Diretora da Assembleia

Ao lado de Álvaro Porto, Raquel sanciona a LDO e mostra afinidade com a Alepe - Janaína Pepeu/Secom

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), falou nesta quinta-feira (7) sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que anulou a eleição antecipada para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Em sua declaração, a tucana defendeu a autonomia da Alepe e ressaltou a importância de uma atuação harmônica entre os poderes estaduais.

“O próprio presidente da Assembleia Legislativa, com quem conversei inclusive durante essa semana, afirmou que vai cumprir a decisão que for dada”, afirmou Raquel Lyra, referindo-se ao presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB). Segundo a governadora, Porto já se manifestou a favor do cumprimento da decisão do ministro Flávio Dino, que determinou o prazo até 1º de dezembro para que uma nova eleição da Mesa Diretora seja realizada.

A decisão do STF foi motivada por questionamentos sobre a constitucionalidade da eleição antecipada, realizada mais de um ano antes do início do biênio 2025-2026. A eleição havia confirmado Álvaro Porto para a presidência da Alepe no próximo mandato, mas foi considerada inconstitucional pelo STF, que determinou o retorno às normas originais do processo eleitoral da Casa.

Raquel Lyra enfatizou a importância da independência da Alepe em relação à condução de seus processos internos. “A Assembleia Legislativa tem autonomia, a gente tem dito que vai colaborar em tudo que for necessário, mas essa é uma decisão da Casa Legislativa”, pontuou a governadora.

Harmonia entre poderes

Para Raquel Lyra, o alinhamento entre o Executivo e Legislativo é essencial para o desenvolvimento de Pernambuco. Ela destacou que a união entre os poderes pode facilitar a execução de projetos que atendam às necessidades da população.

“A gente espera sempre uma concertação para que não haja grandes disputas e, por isso, a gente possa ter unidade para garantir que Pernambuco possa crescer. A gente precisa unir o Estado sempre, os diversos poderes, fazer sintonia num caminho só, que é fazer o nosso Estado crescer sem deixar ninguém para trás”, disse Raquel Lyra.

A governadora também agradeceu o apoio da Alepe na aprovação de projetos enviados pelo Executivo, que considerou “essenciais para a execução de obras e investimentos no Estado”.

“Eu sou muito grata à Assembleia Legislativa por todos os gestos de aprovação de todos os projetos que encaminhamos para a Casa, para que a gente pudesse fazer as obras, investimentos e ações que estamos fazendo no governo de Pernambuco”, completou.

Álvaro Porto

De volta aos trabalhos após se recuperar de uma cirurgia na coluna, o presidente da Alepe, Álvaro Porto, comentou sobre o processo envolvendo a eleição da Mesa Diretora para o próximo biênio. Ele destacou que aguarda a definição do pleno do Supremo Tribunal Federal, que deve julgar a questão entre os dias 8 e 18 de novembro.

“Estamos reiniciando os trabalhos e conversando com alguns deputados. Vamos aguardar o posicionamento do Supremo, que deve julgar entre os dias 8 e 18 de novembro, para termos essa definição. Até lá, não discutiremos a matéria”, afirmou Porto.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 
 

Veja também

Newsletter