Logo Folha de Pernambuco

Raquel Lyra discute PEC da Segurança e garante novos recursos para saúde em visita a Brasília

Governadora participou da XVI Reunião do Fórum Nacional dos Governadores nesta terça (10)

Em Brasília, governadora Raquel Lyra discute PEC da Segurança e garante novos recursos para saúde - Renato Alves/Agência Brasília

A governadora Raquel Lyra participou da XVI Reunião do Fórum Nacional dos Governadores, nesta terça-feira (10), em Brasília.

Durante o encontro, que contou com a presença dos ministros Nísia Trindade (Saúde), Alexandre Padilha (chefe da Secretaria de Relações Institucionais) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), os governadores apresentaram uma proposta conjunta que estabelece, entre os principais pontos, constitucionalizar o Fundo Nacional de Segurança Pública e Política Penitenciária.

Ao final do encontro ficou definido que esse documento e também uma proposta do Estado de Goiás serão analisadas pelo Governo Federal. Na ocasião também foram assinados os Planos de Ação Regional (PARs), do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), propostos pelos estados e aprovado pelo Ministério da Saúde. 

"Discutimos o tema da segurança pública com a proposta da PEC, buscando integrar ainda mais os esforços dos estados e do governo federal no combate à violência. Além disso, a reunião com a ministra Nísia reforça o nosso compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Todos os estados do Brasil aderiram ao Plano de Ação Regional, e Pernambuco vai poder receber mais recursos para proporcionar um melhor atendimento à população, garantindo acesso a serviços de qualidade, com dignidade e eficiência”, destacou Raquel Lyra.

Saúde

Ainda no encontro, foram assinadas pela ministra Nísia as portarias dos Planos de Ação Regional (PARs), do PMAE. Pernambuco já aprovou os planos em todas as 12 regionais de saúde, em parceria com os municípios.

A iniciativa garantirá ainda mais oferta e aplicação de recursos para um cuidado integral aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. O programa proporcionará maior acesso a especialistas e promoverá um atendimento mais completo e eficiente para a população pernambucana. Acompanharam a governadora os secretários da Casa Civil, Tulio Vilaça, e de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Veja também

Edgard Telles Ribeiro é eleito para a Academia Brasileira de Letras e sucederá Antonio Cícero
ABL

Edgard Telles Ribeiro é eleito para a Academia Brasileira de Letras e sucederá Antonio Cícero

Empresas poderão ter crédito por creche e bolsa de estudos a funcionários, prevê Reforma Tributária
Economia

Empresas poderão ter crédito por creche e bolsa de estudos a funcionários, prevê Reforma Tributária

Newsletter