Raquel Lyra entra com representação por fake news
Assessoria jurídica afirma que foram feitas montagens com fotos da candidata
A coordenação jurídica da campanha da candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) entrou, no final da manhã de ontem, com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) e uma denúncia à Polícia Federal (PF) sobre notícias falsas das quais a postulante vem sendo alvo neste segundo turno das eleições.
De acordo com o advogado Túlio Vilaça, da equipe de Raquel Lyra, vários perfis falsos foram criados, disseminando mentiras. Eles acusam duas pessoas que, supostamente, seriam ligadas à campanha de Marília Arraes. Além dessas pessoas, a campanha da adversária também é alvo das representações na Justiça Eleitoral e na PF.
A campanha de Raquel afirma, ainda, que essas duas pessoas fizeram montagens com fotos da candidata e adulteraram prints de matérias jornalísticas, com informações falsas. Segundo o advogado Túlio Vilaça, um dos coordenadores jurídicos, as postagens são feitas de forma sistemática.
“Uma das fake news que detectamos veio de um ex-assessor da deputada federal Marília Arraes (Solidariedade).”, complementou Vilaça, que chegou ao suposto acusado através do seu perfil em redes sociais, que não é anônimo. Os prints de todas as postagens constam na representação apresentada ao TRE.
Embora o nome do acusado conste da representação, Vilaça preferiu não revelá-lo. “Minha obrigação é jurídica. O jurídico não tem que entrar nas questões políticas. O que o jurídico quer é afastar fake news, porque é crime. Não quero polemizar, nominar quem quer que seja”, justificou.
Leia Também
• IPEC segundo turno: Raquel tem 50% e Marília, 42%
• Raquel volta pra campanha e retoma jogo no 2º turno
• Diretor-geral do TRE-PE garante que tribunal pode abrir processo contra quem divulgar fake news
Túlio Vilaça deixou claro que a representação não é sobre possíveis opiniões negativas, mas sobre mentiras.
“Não estamos reclamando das críticas, isso faz parte do processo democrático, mas a gente precisa acabar com fake news, que é o que de fato tem contaminado a política, tem induzido de forma errada o eleitor”, acrescentou. A reportagem da Folha de Pernambuco entrou em contato com a assessoria de comunicação da campanha de Marília Arraes, para tentar ouvir a versão dos aliados da candidata do Solidariedade, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.
Primeira Agenda
Raquel cumpriu, ontem, seu primeiro compromisso de campanha no Recife, depois do falecimento do marido. Junto com a candidata a vice Priscila Krause, participou de um encontro com 200 executivos e executivas do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em Boa Viagem. Antes disso, a tucana só havia participado de uma reunião interna do partido, anteontem.