Logo Folha de Pernambuco

Raquel Lyra faz balanço de dois anos de gestão em visita à Folha de Pernambuco

Governadora visita redação integrada e diretoria do jornal, e participa do Folha Política, na Rádio

Governadora Raquel Lyra em entrevista na Rádio Folha - Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, visita a Folha de Pernambuco, nesta segunda-feira (23). A gestora, que completa dois anos de mandato na próxima semana, faz um balanço da primeira metade da sua gestão.

Raquel Lyra participa do programa Folha Política, na Rádio Folha 96,7 FM. O âncora Jota Batista, a editora de Política e Economia, Carol Brito, e a colunista de política Betânia Santana, conduzem a entrevista.

Assista ao vivo:

Raquel Lyra é recebida pelo presidente do Grupo EQM, do qual a Folha de Pernambuco faz parte, Eduardo de Queiroz Monteiro, pelo diretor Executivo, Paulo Pugliesi, pelo diretor Operacional, José Américo; e pela diretora Administrativa, Mariana Costa.

Raquel Lyra destacou, entre os temas abordados na entrevista, a reorganização da gestão feita durante o seu mandato. 

"Fazendo uma comparação com a nossa casa, quando você chega numa casa nova, precisamos fazer uma grande reorganização do Governo de Pernambuco e reposicionar o nosso governo que tinha, infelizmente, ficado estagnado ao longo dos últimos anos. A gente não tinha capacidade de investimento, fomos buscar recursos, construir parcerias", afirmou a governadora, ao citar o trabalho feito nestes dois anos.

A gestora também ressaltou os desafios para o futuro, identificados a partir de diagnósticos de quais são os grandes problemas do Estado. 

"Diante do diagnóstico dos grandes desafios de Pernambuco, da falta de água, das estradas em péssimas condições, do problema na educação, lançamos programas estratégicos, com recursos garantidos", completou, elencando programas da gestão, como PE na Estrada, Juntos pela Educação, Pernambuco sem Fome e Águas de Pernambuco.

"Todo esse esforço era para que a gente pudesse fazer de novo Pernambuco voltar a crescer com o cuidado de não deixar ninguém para trás", analisou. 

Raquel Lyra falou ainda sobre a cessão de servidores, às vésperas do início de novos mandatos dos prefeitos do Estado. No domingo, o prefeito do Recife, João Campos, anunciou servidores estaduais na composição do secretariado de sua nova gestão. 

"Temos 200 mil trabalhadores, parte da nossa força de trabalho está servida a municípios e outros órgãos. Ao longo do tempo, houve municipalização de alguns serviços, como na educação, por exemplo. É um regime de colaboração, existe previsão legal. Vocês veem todos os dias no Diário Oficial pessoas cedidas do Governo de Pernambuco, assim como a gente recebe parte deles. E na Prefeitura do Recife não é diferente", pontuou. 

Outros temas citados na entrevista foram o machismo na política, sua relação com o PSDB, o desmembramento da Secretaria de Educação e Esportes  e outros. 

    

Visita
O presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, destacou a atuação da governadora nesta primeira metade do mandato. “Que ela possa colher os frutos. É uma governadora de mãos limpas, e hoje em dia isso é um ativo muito valioso”, afirmou.

A governadora ainda reafirmou a contribuição da Folha de Pernambuco ao jornalismo. “Quero agradecer muito pelo papel responsável que a Folha tem feito. Um jornalismo crítico, mas um jornalismo democrático. O jornalismo que vocês praticam, para nós, é muito importante. São pessoas comprometidas com os fatos”, ponderou a mandatária. 

Raquel Lyra definiu o atual ambiente do Estado como melhor para investimento e, por isso, trabalha para Pernambuco captar recursos. 

“A certeza que vamos ter nos próximos anos níveis históricos de investimentos em Pernambuco. Precisamos olhar para o que temos pela frente”, completou a gestora.

No tema da segurança pública, Raquel  Lyra ressaltou os avanços no programa Juntos pela Segurança. Segundo ela, até o início de 2026, o Estado reforçará o efetivo em 7 mil novos policiais.

“Destinamos para a segurança pública desde o ano passado R$ 2,3 milhões que estão se traduzindo em novos investimentos. Esses novos policiais darão fôlego. Com mais gente trabalhando, com a articulação que estamos conseguindo ter, podemos garantir essa redução na violência e fazer de maneira mais efetiva”, completou a gestora.

Também participaram do encontro a editora-chefe da Folha, Leusa Santos, a colunista Roberta Jungmann, a repórter do Movimento Econômico Ângela Belfort, o assessor especial da presidência do Grupo EQM Joni Ramos, e o diretor do Grupo EQM, Domingos Azevedo.

 

Veja também

Netanyahu diz que busca reconfigurar o Oriente Médio com novos acordos de paz
ISRAEL

Netanyahu diz que busca reconfigurar o Oriente Médio com novos acordos de paz

Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão já tem 16 desaparecidos
queda de ponte

Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão já tem 16 desaparecidos

Newsletter