Raquel Lyra quer Amupe mais próxima e garante pagamento de emendas parlamentares
Governadora pediu que disputa partidária fique fora da eleição para a Associação
A governadora Raquel Lyra (PSDB) afirmou que deseja uma gestão da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) que tenha sintonia com o Governo do Estado. A Amupe realiza, em fevereiro, a eleição para a Diretoria Executiva que vai comandar a entidade no biênio 2025/2026.
Durante a participação na abertura do curso sobre política habitacional realizado pelo Instituto de Pesquisas Insper em parceria com a gestão estadual, na Zona Sul do Recife, Raquel demopnstrou querer consenso e a despartidarização da associação.
“Espero que se possa chegar num melhor consenso, se possível, para que a gente tenha uma instituição que esteja direcionada para um caminho só: o fortalecimento dos municípios em Pernambuco. A gente precisa tirar a disputa política eventual, política partidária, para poder fazer com que a Amupe seja cada vez mais forte”, declarou a mandatária.
Leia Também
• Amupe publica edital de convocação das eleições da entidade; votação ocorre no dia 27 de fevereiro
• Auditoria Especial investigará execução de emendas parlamentares
• Raquel Lyra diz que grupo de trabalho identificou "muitos gargalos" de emendas parlamentares
Emendas
Ainda no evento, a governadora foi questionada a respeito do pagamento de emendas parlamentares de 2024, que não foram repassadas dentro do prazo, que findou em 31 de dezembro. Os deputados estaduais chegaram a enviar um ofício com um pedido de informação ao Governo Estadual e pedir uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).
Raquel Lyra admitiu que houve impasses tanto dentro do Governo, quanto nas prefeituras e organizações não governamentais (ONGs), que impediram o pagamento dentro do prazo. Ela reforçou que uma força-tarefa foi montada e já está atuando para a realização dos pagamentos.
“Tivemos problemas, sim, seja de gargalos no próprio Poder Público nosso, seja nos municípios, organizações não-governamentais para onde estão destinadas as emendas parlamentares, mas a gente criou um grupo de trabalho, uma força-tarefa que já está tirando os obstáculos da frente e a gente vai fazer o pagamento”, afirmou.
De acordo com a gestora, os entraves no governo foram ocasionados pela burocracia e falta de padronização do pagamento pelas secretarias estaduais. Raquel garantiu que os entraves serão solucionados..