Logo Folha de Pernambuco

Raquel Lyra quer desmembrar Secretaria de Educação e Esportes para beneficiar aliado

PL que cria a Secretaria de Esportes foi enviado à Alepe para aval dos deputados

Palácio do Campo das Princesas: sede do Governo de Pernambuco - Miva Filho/Secom

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta terça-feira (3) um Projeto de Lei que reparte a atual Secretaria de Educação e Esportes. A informação foi adiantada pela colunista de política da Folha de Pernambuco, Betania Santana, ainda em setembro.

O PL 2457/2024 foi publicado no Diário Oficial do Legislativo e deve passar por apreciação dos deputados estaduais nos próximos dias. Ainda de acordo com a apuração de bastidores feita por Betania Santana, o movimento seria uma estratégia para incluir no quadros da gestão estadual o deputado federal Mendonça Filho (União Brasil).

Mendonça é aliado de primeira hora da governadora, e, no último pleito municipal, abriu dissidência com o União Brasil e se afastou da presidência do partido no Recife, em contrariedade ao apoio da legenda à reeleição do prefeito João Campos (PSB). O deputado fez campanha, ao lado de Raquel Lyra, para Daniel Coelho (PSD), candidato governista na cidade. 

Não é a primeira vez que Raquel Lyra mexe na estrutura da gestão estadual para contemplar aliados. A última Secretaria a ser desmembrada foi a de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas. A pasta de Criança e Juventude foi entregue a Ismênio Bezerra, um agrado ao PDT, presidido pelo ministro Carlos Lupi.

Em agosto, a pasta passou para o comando de Yanne Teles, indicada pelo PV, em um gesto de aproximação com o deputado federal Clodoaldo Magalhães, presidente estadual da sigla.


Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

 

Veja também

Newsletter