Raquel Lyra recebe Anielle Franco no Palácio Campo das Princesas
A ministra participou de um evento para enfrentar as vulnerabilidades que afetam os jovens negros
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, recebeu nesta sexta-feira (8) a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, para oficializar a adesão de Pernambuco ao Plano Juventude Negra Viva (PJNV). O evento, realizado no Palácio Campo das Princesas, marcou um avanço na cooperação entre os governos federal e estadual para enfrentar as vulnerabilidades e a violência que afetam os jovens negros no País.
Durante a solenidade, a governadora destacou a importância do programa para Pernambuco, Estado que conta com mais de 1,4 milhão de jovens negros entre 15 e 29 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Reafirmamos nosso compromisso para garantir que nosso Estado seja um bom lugar para todos e todas, onde cada pessoa seja enxergada, não importa onde viva. A educação é a melhor forma de garantir direitos e oportunidades de maneira igualitária. Precisamos buscar essa mudança e o programa visa isso", afirmou Raquel Lyra.
A ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, explicou o papel fundamental que políticas públicas, como as de educação e segurança, desempenham na construção de um futuro mais igualitário para a juventude negra. Ela reforçou a importância do programa Juventude Negra Viva que, segundo ela, não se limita a discutir a violência, mas propõe um conjunto de ações integradas que promovem acesso a diversas áreas, como educação, esporte, cultura e saúde.
“O Juventude Negra Viva não é apenas um programa que fala sobre violência, é um conjunto de ações que busca promover acesso e garantir a igualdade de oportunidades. Vai demandar tempo porque é uma responsabilidade compartilhada. Não é algo que vai acontecer de um dia para o outro. Como sempre digo, o que me separava de estar aqui era uma oportunidade, porque eu sempre soube que eu era tão boa quanto qualquer outro. O que cada jovem precisa é da chance de chegar até o pódio,” afirmou a ministra.
Leia Também
• Raquel Lyra nomeia petista como diretor do Prorural
• Raquel Lyra destaca autonomia da Alepe e prega harmonia entre poderes
• Raquel Lyra assina contratos para construção de 272 moradias em Pernambuco
O Plano Juventude Negra Viva engloba 217 ações distribuídas em 11 eixos de atuação e reúne a cooperação de 18 ministérios. As ações abordam temas como educação, saúde, empregabilidade, formação profissional e segurança pública, com foco em enfrentar o racismo estrutural. Além do compromisso com a juventude negra, o programa busca envolver todas as esferas de governo para garantir um acesso mais efetivo aos direitos da população negra.
Ricardo Herculano, membro do Conselho de Igualdade Racial, pontuou a necessidade de que o programa seja implementado efetivamente em todas as regiões de Pernambuco, incluindo o Sertão, as periferias e as comunidades quilombolas. "Somos mais de 65% da população deste Estado", disse Herculano, ressaltando que a parceria entre o governo estadual e federal é essencial para que essas políticas cheguem a quem realmente precisa.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.