Raquel Lyra se reúne com deputados estaduais nesta quarta-feira
Governadora eleita convidou a atual legislatura e os que vão compor a Alepe a partir de 2023
Os 49 deputados que compõem a atual legislatura na Assembleia de Pernambuco e os 24 novos eleitos para a gestão 2023-2026 estão convidados para o primeiro encontro com a governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB) e a vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania). A reunião acontece na tarde desta quarta-feira no Beach Class Convention Resort, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, a partir das 12h30.
"Essa aproximação (com a Alepe) é importantíssima. O convite é uma recomendação expressa da governadora eleita e tem o mesmo tom que sustentou nossa campanha: o objetivo é unir Pernambuco", enfatizou Priscila Krause.
A Federação PSDB-Cidadania conseguiu eleger apenas três deputados: Álvaro Porto, reeleito; Débora Almeida, procuradora federal e duas vezes prefeita de São Bento do Una, no Agreste; e Izaías Régis, ex-deputado e ex-prefeito de Garanhuns.
Leia Também
• Bancada de deputados pernambucanos atende apelo de Raquel por recursos na saúde e Adutora do Agreste
• Raquel Lyra pediu aos deputados recursos para Adutora do Agreste e BR-232, diz Fernando Rodolfo
• Raquel: "Precisamos esquecer o que nos divide e trabalhar pelo que nos une"
Mas outros nomes apoiaram a candidatura no segundo turno, entre eles seis da bancada do Progressistas - Antônio Moraes, que já se articula para a presidência da Casa, Adalto Santos, Claudiano Filho, Cleiton Collins, Jefferson Timóteo e Júnior Tércio; três do União Brasil - Antônio Coelho, Cléber Chaparral e Romero Sales; e Rodrigo Novaes (PSB), ex-secretário de Turismo de Paulo Câmara.
"Não vamos discutir apoio político à eleição da Mesa Diretora. Nem no almoço nem em momento algum. Este é um assunto do Legislativo", avisou Priscila Krause, que também coordena a comissão de transição do futuro governo. Até a última sexta-feira, a equipe enviou 12 ofícios à atual gestão, solicitando informações.
Como o governo tem 15 dias corridos para responder, a equipe ainda não sabe se precisará esmiuçar os dados já solicitados ou mesmo se pedirá que o governo envie, ainda este ano, à Alepe algum projeto de lei.
A reunião desta quarta acontece uma semana depois de a governadora eleita encontrar-se com a bancada federal, em Brasília, quando Raquel apresentou quatro prioridades para o Estado a partir do próximo ano:recursos hídricos, requalificação de estradas, obras de contenção de encostas e investimentos na área da saúde.
“A conclusão da Adutora do Agreste; a questão da requalificação das rodovias, dando ênfase à requalificação da BR-232 estão entre as prioridades”, afirmou Raquel Lyra naquela ocasião.
Na última segunda-feira (14), apesar de ser um dia imprensado, véspera do feriado da Proclamação da República, a equipe de transição do governo eleito trabalhou normalmente, analisando o material já disponível.
"O trabalho é frenético e artesanal. É preciso botar a mão na massa para avaliar o que temos e fazermos projeções", declarou Priscila Krause, dizendo-se satisfeita com o ritmo das atividades.