Raquel se reúne com parlamentares para debater pacote de Justiça Fiscal

Possibilidade de aumento do ICMS repercute entre parlamentares da Alepe.

Governadora Raquel Lyra à direita e a vice, Priscila Krause - Miva Filho/ Secom

A possibilidade de aumento do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Pernambuco deve ser discutido em uma reunião nesta terça-feira (8), no Palácio das Princesas. O encontro com a Casa Civil, do secretário Túlio Vilaça, deve ser com o presidente da Assembleia Legislativa (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), os das Comissões de Justiça, Finanças e Administração, líderes do Governo e alguns líderes de bancadas da Casa.

O deputado governista Antônio Moraes (PP) ponderou, nesta terça-feira (8), sobre o aumento do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Devido à Reforma Tributária, que tramita no Senado, os Estados devem definir novos índices. Em Pernambuco, o ICMS pode aumentar dos 18% até os 21%, segundo estimativa da base do Executivo Estadual, valor que preocupa empresários e parlamentares da Assembleia Legislativa (Alepe).

"O que existe hoje é: você produz e paga o ICMS antes de vender. O Estado não pode, de uma hora pra outra, parar isso porque pioraria a situação, mas, o projeto vai trazer uma regressão de escalonamento até chegar ao ponto que não vai mais antecipar", explicou Moraes. O assunto está na pauta da reunião desta terça, no Palácio das Princesas. O encontro com a Casa Civil, do secretário Túlio Vilaça, deve ser com o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), os presidentes das Comissões de Justiça, Finanças e Administração, líderes do Governo e alguns líderes de bancadas da Casa de Joaquim Nabuco.

O deputado da oposição, Rodrigo Farias (PSB), ressaltou a promessa de campanha da governadora, no ano passado, de trabalhar pela redução do IPVA e do ICMS dos combustíveis e conta de luz. "Bateram muito, durante o período da campanha, sobre essa questão de aumento de imposto. A gente espera que ela não se contradiga", afirmou. O líder do PSB na Alepe, deputado Sileno Guedes, informou que conversou sobre o assunto com a deputada governista e presidente da Comissão de Finanças da Casa, Débora Almeida (PSDB). A sugestão do parlamentar é conversar com o secretário da Fazenda, Wilson de Paula, antes mesmo que o projeto do Palácio das Princesas chegue à Assembleia.

A governadora deve enviar à Casa Legislativa uma proposta de pacote de Justiça Fiscal, que inclui a questão do ICMS, a fim de facilitar a vida dos pequenos, médios e grandes empreendedores que queiram investir em Pernambuco. O anúncio foi feito no dia 4 de julho, data do lançamento do Programa Morar Bem, do Governo Estadual. Antônio Moraes ressaltou que o projeto tem "20 itens de bondade", com benefícios que os contribuintes "já vinham pedindo há muito tempo", e citou como exemplo o fim da multa pecuniária e a diminuição do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA).

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

 

Veja também

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV
VACINAÇÃO

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

Grupo de Trabalho faz reunião de planejamento de segurança nas eleições 2024 em Pernambuco
ELEIÇÕES 2024

Grupo de Trabalho faz reunião de planejamento de segurança nas eleições 2024 em Pernambuco

Newsletter