Raquel volta a Brasília na quarta-feira (13) em busca de recursos para Pernambuco
Antes, a governadora terá reunião com a Petrobras, no Rio de Janeiro, para discutir refinaria
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), vai viajar para o para o Rio de Janeiro nesta terça (12) e de lá segue para Brasília no dia seguinte. Na capital fluminense, a gestora terá reunião com a presidência da Petrobras para discutir os investimentos da estatal em Pernambuco, principalmente na Refinaria Abreu e Lima. Em Brasília, Raquel vai buscar recursos.
A informação foi dada por ela antes de participar, na manhã desta segunda-feira (11), do seminário “Novos Gestores: Gestão que Transforma”, em Gravatá, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
“A tendência é que haja o início das obras a partir do primeiro semestre do ano que vem, e nós estamos próximos já dialogando com a Petrobras sobre qualificação profissional, o que o Estado precisa fazer”, disse a governadora sobre a Refinaria Abreu e Lima. A governadora também lembrou que a dragagem dos portos interno e externo de Suape, que era um compromisso do Governo do Estado desde o início das obras do primeiro Trem da Refinaria Abreu e Lima, também estão andamento.
Quanto aos pleitos que fará na capital federal, a gestora listou alguns deles. “Sigo para Brasília para, mais uma vez, ir buscar os nossos recursos. A gente tem muitas obras, ações que estão sendo feitas em parceria com o Governo Federal do presidente Lula, obras do PAC (Programa de Aceleração) e que a gente está dando seguimento; e lá eu vou monitorá-las com os ministros de Estado, como a gente vem fazendo sempre", explicou.
Leia Também
• Amupe promove seminário para prefeitos eleitos com foco na "gestão pública eficiente"
• Raquel Lyra sinaliza querer retorno de servidores cedidos
Reunião
Indagada se a participação dela no evento da Amupe era uma prévia da reunião que terá com os prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos no próximo dia 22 no Palácio do Campo da Princesas, Raquel revelou que o encontro no Recife será mais operacional, para falar das parcerias do Governo do Estado com os municípios, e o que vem pela frente nos próximos dois anos.
"Foram dois anos iniciais bem desafiadores, mas a gente já começa a mostrar nossa cara no Estado inteiro por meio das obras e ações do Governo de Pernambuco, e agora o nosso trabalho só tende a acelerar; e essa parceria com os municípios é fundamental para que se possa, demonstrados os palanques das eleições, fazer a vida do povo de Pernambuco ser transformada para melhor em cada recanto do nosso Estado", complementou.
Cessão
Há menos de uma semana, a governadora indicou que vai querer o retorno ao Executivo estadual dos servidores cedidos a prefeituras e instituições. Ao ser perguntada se já tocou no assunto com os prefeitos, Raquel disse que não e que o Governo tem parcerias com todos os municípios e entes federados. "É natural que dentro de um processo como esse haja processos de cessão desde que haja interesse mutuo do estado e dos munícipios", esclareceu. Segundo Raquel, isso é feito "em larga escala" em secretarias como as de Saúde e de Educação.
"E claro que, sendo um momento de final de ano, vão ser apresentados propostas de de cessão é tudo mais, mas a gente ter, como sempre vimos tendo, um diálogo muito claro, transparente de que a gente precisa fortalecer o time do governo de Pernambuco diante do volume de ações projetos, recursos que a gente tem para investir no nosso Estado e para isso a força de trabalho completa é fundamental", explicou a gestora.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.