Reajuste de servidores estaduais é aprovado na Alepe
Deputados estaduais aprovaram os reajustes por unanimidade na tarde desta terça-feira (24)
Os seis projetos de reajustes dos servidores do Estado, enviados pela governadora Raquel Lyra (PSDB), foram aprovados, por unanimidade, nesta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Após a falta de entendimento, pela manhã, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), os parlamentares tiveram que dar o parecer, já em plenário, dos projetos e, logo em seguida, iniciar a votação.
Além do parecer na comissão de Constituição e Justiça, os seis projetos também precisaram da aprovação, em plenário, das comissões de Finanças, Orçamento e Tributação; e de Administração Pública. Em seguida, os 26 deputados estaduais presentes aprovaram os reajustes.
Leia Também
• Alepe realiza ‘Café com Poesia’ com foco em autoestima e saúde mental
• Após acordo, Alepe vota reajuste de servidores estaduais nesta terça-feira
• CREA-PE realiza seminário na Alepe para discutir mobilidade e transporte na RMR
Reajuste
Entre as categorias beneficiadas com o reajuste estão funcionários da Procuradoria-Geral do Estado, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro), além de delegados, policiais penais e agentes da Polícia Civil.
De acordo com os projetos, todas as categorias de servidores estaduais terão reajustes, com aumentos variando entre o valor da inflação e até 20%. Contudo, o acordo dos advogados da Universidade de Pernambuco foram retirados de pauta. Além disso, os analistas de saúde do estado ainda vão negociar a incorporação de suas gratificações no reajuste salarial.
Os projetos garantem a eliminação de vencimentos-base abaixo do salário mínimo, uma medida estabelecida pela gestão da governadora Raquel Lyra.
Acordo
A reunião da CCJ, pela manhã, terminou sem acordo. No entanto, após o encerramento da reunião, deputados governistas e Waldemar Borges, que defendia que a votação fosse adiada pelo prazo para apresentar emendas, chegaram a um entendimento.
O socialista abriu mão do prazo de apresentação de emendas após o agendamento de uma reunião entre o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; a secretária de Administração, Ana Maraíza, e membros da Associação dos Servidores Analistas em Saúde de Pernambuco (ASAS-PE), marcada para o dia 15 de outubro. Com o acordo firmado, a votação no plenário da Alepe foi realizada na tarde desta terça-feira.