Logo Folha de Pernambuco

Recife é eleita para liderar Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais

Iniciativas do Programa Recentro são destaques na cartilha de boas práticas da rede

Recife é eleita para liderar Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais - Divulgação/Frente Centros Urbanos

A cidade do Recife conquistou um destaque nacional ao ser eleita, por unanimidade, para liderar a Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais. A coordenação do grupo de trabalho será assumida por Ana Paula Vilaça, chefe do Gabinete do Centro da capital pernambucana, com um mandato de um ano, renovável por mais um período. Ela terá a responsabilidade de fomentar políticas urbanas, sociais e econômicas para a revitalização e melhoria dos centros urbanos em todo o Brasil, além de integrar os municípios participantes da rede.

A eleição de Recife para a liderança da rede foi anunciada durante a Semana de Urbanismo, evento que segue até o próximo sábado (30) e é promovido pela Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos e pela própria Rede, com apoio de entidades como os Ministérios das Cidades, do Empreendedorismo, a ONU-Habitat, a Universidade de Brasília (UnB) e o Comunitas.

Além de Ana Paula Vilaça, Janilson D’Limma, secretário-adjunto estadual das Cidades e Desenvolvimento Social do Maranhão, foi eleito como segundo diretor da Rede. O evento também marcou o lançamento da Cartilha de Boas Práticas da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais, um documento que reúne ações bem-sucedidas para a reabilitação, preservação e desenvolvimento das áreas centrais, com a contribuição das cidades participantes, incluindo Recife.

Programa Recentro é destaque nacional

Um dos grandes destaques da Cartilha de Boas Práticas é o Programa Recentro, iniciativa da Prefeitura do Recife, que busca revitalizar o centro da cidade através de incentivos fiscais. A Lei do Recentro, que oferece isenções de tributos como IPTU, ITBI e ISS para empreendedores que investirem em áreas específicas do Recife, foi mencionada como um modelo a ser seguido por outras cidades brasileiras.

Os bairros de Recife, Santo Antônio, São José e parte da Boa Vista estão no foco do programa, que visa atrair novos empreendimentos e promover a moradia duradoura nessas regiões, impulsionando a reabilitação urbana e social.

Ana Paula Vilaça, ao comentar sobre a criação da cartilha, destacou a importância da parceria com a Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos para o sucesso das ações.

“A Cartilha de Boas Práticas representa um marco importante neste caminho, e esperamos que inspire e oriente iniciativas em muitas outras cidades do Brasil, promovendo a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade nos centros urbanos do país”, afirmou.

A Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais

A Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais é composta por nove capitais brasileiras: Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Salvador (BA). Criada com o objetivo de fomentar o debate sobre a reabilitação dos centros urbanos, a Rede serve como um espaço de colaboração entre gestores públicos, com a missão de coordenar ações para combater a degradação dessas áreas e promover seu desenvolvimento sustentável.

Veja também

Mãe é reprovada em teste e perde guarda de filhos, na Dinamarca, por meio de lei polêmica; entenda
EUROPA

Mãe é reprovada em teste e perde guarda de filhos, na Dinamarca, por meio de lei polêmica; entenda

Um mês depois, leste da Espanha tenta se recuperar das inundações
ESPANHA

Um mês depois, leste da Espanha tenta se recuperar das inundações

Newsletter