Logo Folha de Pernambuco

Recife recebe evento para capacitar gestores sobre recursos da Assistência Social

Encontro reúne secretários e representantes de todo o Estado até amanhã (7), no Cais do Sertão

Clarice Melo/Folha de Pernambuco

Recife está recebendo o encontro “FNAS pelo Brasil”, que reúne gestores da assistência social de todo o Estado para fornecer assessoramento técnico sobre a gestão financeira do sistema público de Assistência Social nos municípios. Participaram da abertura do evento a governadora Raquel Lyra e o secretário estadual de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, além do diretor-executivo do Fundo Nacional da Assistência Social (FNAS), José Arimateia de Oliveira.

O secretário Carlos Braga falou acerca do objetivo do evento. “O intuito é conversar com todas as pessoas que executam esse recurso na ponta, para que os Cras,Creas, casas de acolhimento, os albergues, ou seja, todos os equipamentos da Assistência Social possam ter a melhor execução possível dos recursos financeiros”, enfatizou o secretário.

Em seu discurso na abertura do encontro, a governadora Raquel Lyra ressaltou a importância da garantia de recursos para a Assistência Social no país. “Por não ser (um gasto) obrigatório, parece que o que a Assistência Social faz muitas vezes é favor, mas não é. Não é favor criar abrigos para colocar crianças e cuidar delas, não é favor abrir serviço de combate à fome e de assistência às pessoas mais vulneráveis, mas a gente precisa garantir recursos para isso”, afirmou. 

Com a fala, Raquel Lyra endossou o apelo do diretor-executivo do FNAS, que enfatizou a importância do apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa a destinação de 1% da receita da União para a Assistência Social, reduzindo a dependência da aprovação de recursos no Congresso Nacional. O diretor pediu à governadora que mobilize sua base para garantir que o projeto entre na pauta do legislativo federal ainda este ano. 

“Sem a PEC do 1% a gente não consegue expandir, nem atualizar valores do nosso cofinanciamento. A gente precisa fazer com que os nossos parlamentares federais aqui de Pernambuco possam pautar (o projeto). Eu sei que a governadora vai ‘cutucar’ também esses deputados e senadores que são da base dela, para que possam motivar a votação para este ano”, destacou o diretor-executivo do FNAS.

Veja também

Folha de Pernambuco concorre ao Prêmio Recife de Inovação
Primeira Edição

Folha de Pernambuco concorre ao Prêmio Recife de Inovação

Fóssil de crocodilo de entre 10 a 12 milhões de anos é descoberto no Peru
Fóssil

Fóssil de crocodilo de entre 10 a 12 milhões de anos é descoberto no Peru

Newsletter