Recife recebe evento para capacitar gestores sobre recursos da Assistência Social
Encontro reúne secretários e representantes de todo o Estado até amanhã (7), no Cais do Sertão
Recife está recebendo o encontro “FNAS pelo Brasil”, que reúne gestores da assistência social de todo o Estado para fornecer assessoramento técnico sobre a gestão financeira do sistema público de Assistência Social nos municípios. Participaram da abertura do evento a governadora Raquel Lyra e o secretário estadual de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, além do diretor-executivo do Fundo Nacional da Assistência Social (FNAS), José Arimateia de Oliveira.
O secretário Carlos Braga falou acerca do objetivo do evento. “O intuito é conversar com todas as pessoas que executam esse recurso na ponta, para que os Cras,Creas, casas de acolhimento, os albergues, ou seja, todos os equipamentos da Assistência Social possam ter a melhor execução possível dos recursos financeiros”, enfatizou o secretário.
Em seu discurso na abertura do encontro, a governadora Raquel Lyra ressaltou a importância da garantia de recursos para a Assistência Social no país. “Por não ser (um gasto) obrigatório, parece que o que a Assistência Social faz muitas vezes é favor, mas não é. Não é favor criar abrigos para colocar crianças e cuidar delas, não é favor abrir serviço de combate à fome e de assistência às pessoas mais vulneráveis, mas a gente precisa garantir recursos para isso”, afirmou.
Leia Também
• “Estamos muito confiantes”, afirma Raquel Lyra sobre votação do PL das faixas salariais na Alepe
• Raquel Lyra destaca potencial científico e inovador de Pernambuco
• Raquel Lyra deve entregar o Detran ao PP ainda esta semana e fazer mais mudanças no Governo
Com a fala, Raquel Lyra endossou o apelo do diretor-executivo do FNAS, que enfatizou a importância do apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa a destinação de 1% da receita da União para a Assistência Social, reduzindo a dependência da aprovação de recursos no Congresso Nacional. O diretor pediu à governadora que mobilize sua base para garantir que o projeto entre na pauta do legislativo federal ainda este ano.
“Sem a PEC do 1% a gente não consegue expandir, nem atualizar valores do nosso cofinanciamento. A gente precisa fazer com que os nossos parlamentares federais aqui de Pernambuco possam pautar (o projeto). Eu sei que a governadora vai ‘cutucar’ também esses deputados e senadores que são da base dela, para que possam motivar a votação para este ano”, destacou o diretor-executivo do FNAS.