Recife tem dia de enfrentamento à gordofobia nesta sexta
O 10 de setembro é agora o Dia Municipal de Luta contra Gordofobia no Recife. A data, definida em lei de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), pretende intensificar as campanhas de combate ao preconceito e discutir medidas de inclusão de pessoas acima do peso.
Para marcar o dia, o projeto Mundo Plus em Movimento promoverá o Dia do Gordo, realizado na Uninassau, das 19h30 às 22h.
Participam do evento, a vereadora Cida Pedrosa; a presidente da Associação Brasil Plus Size (SP), Marcela Liz; a cantora Palas Pinho; a Miss Pernambuco Plus Size, Camila Albuquerque; além de uma caravana vindo do Ceará, coordenada pela embaixadora Plus Size daquele Estado, Jaqueline Queiroz. Também estarão presentes convidados de João Pessoa (PB) e Natal (RN) ligados à luta contra a gordofobia no Brasil.
A intenção do evento é trabalhar a autoaceitação e empoderamento da pessoa gorda, mostrar que a imagem de um corpo gordo vai muito além do peso e que essas pessoas merecem todo respeito.
No dia seguinte à data, no sábado haverá o 5º Workshop Plus Size de Pernambuc,o das 8h30 às 12h, no Teatro Apolo, Bairro do Recife. O encontro pretende mostrar as diversas vertentes de atuação do movimento Plus Size na intenção de empoderar e melhorar a autoestima de pessoas gordas.
A diretora do Projeto Plus Size, Karla Rezende, conduzirá o debate com convidadas especialistas em sua área de atuação. Entre elas, estão Jaqueline Queiroz, CEO do Miss Plus Size Ceará; Marcela Liz, co-fundadora e presidente da Associação Brasil Plus Size; Viviane Soratto, empresária e fundadora da Amazing Moda; Deli, consultora de autoestima e mentora da página Além do Espelho.
Palestrante do evento, a vereadora Cida Pedrosa também é autora de lei aprovada na Câmara Municipal do Recife que obriga o município a oferecer carteiras escolares adequadas para quem está acima do peso.
Essa lei caracteriza a pessoa gorda como alguém com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 25 (sobrepeso) e gordofobia como o preconceito, repulsa ou discriminação social, política e econômica cometidas contra a pessoa gorda. Na última Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo IBGE em outubro do ano passado, mais de 61% dos brasileiros estavam acima do peso.