Logo Folha de Pernambuco

Reeleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa é anulada

Decisão é do ministro Flávio Dino e atende ao pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino - Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, anulou a reeleição antecipada da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco para o próximo biênio (2025-2026). A decisão atende ao pedido do procurador-geral da República aulo Gonet, procurador-geral da República, havia identificado inconstitucionalidade na emenda ao regime interno da Alepe que permitiu a eleição para dois biênios, em novembro de 2023. 

A decisão determina que os deputados fazerem uma nova votação, cuja data deverá ser definida pela própria Assembleia, entre 1º de dezembro deste ano e 1º de fevereiro de 2025, conforme o regimento interno da Casa.

Anulação

A reeleição de Álvaro Porto para a presidência da Alepe foi alvo de polêmica desde que ocorreu de forma antecipada, mais de um ano antes do início do novo mandato, previsto para 2025. A antecipação foi viabilizada por uma emenda à Constituição estadual e uma alteração no regimento interno da Casa, permitindo que a eleição ocorresse já em novembro de 2023. A articulação foi liderada pelo próprio deputado.

No entanto, a Procuradoria Geral da República considerou as mudanças inconstitucionais, argumentando que a antecipação da votação prejudicava o processo democrático, ao impedir a avaliação do desempenho dos atuais dirigentes e a possibilidade de que grupos políticos minoritários disputassem a liderança no segundo biênio. A PGR também questionou a alteração no intervalo temporal entre as eleições para a Mesa Diretora.

O ministro Flávio Dino, ao analisar o caso, considerou que a mudança promovida pela Alepe infringia os princípios republicanos e democráticos, determinando a anulação da eleição e a volta das regras originais para o processo eleitoral na Casa. Com isso, a eleição para o segundo biênio deverá ocorrer no prazo estabelecido, permitindo que as forças políticas dentro da Assembleia se reorganizem para o novo pleito.

Veja também

Governo peruano diz que presidente não tem relação com acusação contra seu irmão
Peru

Governo peruano diz que presidente não tem relação com acusação contra seu irmão

Justiça dos EUA condena ex-líder das Farc por narcotráfico
EUA

Justiça dos EUA condena ex-líder das Farc por narcotráfico

Newsletter