Logo Folha de Pernambuco

Resultado da reunião da Executiva do PSDB será crucial para futuro da 3ª via

A Executiva nacional do PSDB se reúne hoje, em Brasília, em um encontro que será decisivo para o futuro da terceira via nas eleições presidenciais. A reunião foi marcada pelo presidente nacional da sigla tucana, Bruno Araújo, e deliberará sobre o futuro do acordo firmado pelo partido junto com MDB e Cidadania para o lançamento de uma candidatura única para o Palácio do Planalto. A iniciativa sofreu fortes críticas do presidenciável João Doria (PSDB), que acusou a legenda de tentar dar um golpe. Na visão dos aliados do ex-governador paulista, os critérios adotados pelos partidos servem apenas para favorecer a pré-candidata do MDB, Simone Tebet. O clima tenso no ninho tucano deve ser refletido no encontro hoje. Caso o acordo firmado com MDB e Cidadania seja ratificado, isso representará uma dura derrota para João Doria, que sairá enfraquecido na disputa presidencial. Em caso de manutenção do resultado das prévias e da pré-candidatura do PSDB, o gestor paulista sai fortalecido, mas a frente democrática formada por Cidadania, PSDB e MDB ficará na berlinda. O grupo já teve que encarar a saída do União Brasil, que decidiu lançar a pré-candidatura presidencial do deputado federal Luciano Bivar. Além disso, a expectativa de tratativas com outros postulantes, como o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), também não avançam. Sem consenso entre os partidos, o destino da chamada terceira via segue, cada vez mais, em direção de um cenário pulverizado. Até agora, o que se observa é que o objetivo comum de quebrar a polarização entre o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas não é o suficiente para unir os partidos de centro, que seguem sem estratégia definida poucos meses antes da convenção partidária de julho a agosto.

Juntos no Sertão 
Após ato político do PT chancelar indicação da deputada estadual Teresa Leitão (PT) para o Senado da Frente Popular, a parlamentar e o pré-candidato ao Governo, Danilo Cabral (PSB), devem cumprir agendas juntos no Sertão. Eles devem participar de um evento simbólico no Fórum estadual das secretarias das mulheres de Pernambuco, além de marcar presença em agendas administrativas em Arcoverde. Um ato político na região também está previsto para selar a aliança entre PT e PSB.   

Articulação > Envolvido nas pautas do setor cultural no Congresso Nacional, o deputado federal Tadeu Alencar (PSB) tem como prioridade as articulações para derrubar os vetos do presidente Jair Bolsonaro (PL) aos projetos de lei Paulo Gustavo e a lei Aldir Blanc 2, da qual foi relator na Comissão de Cultura. A expectativa é de derrubada dos dois vetos.  

Projeto > A diretora de projetos da Agência Recife de Inovação e Estratégia (ARIES), Mariana Pontes, apresenta hoje, em São Paulo, dois painéis que destacam ações realizadas na capital pernambucana pelo CITInova, projeto multilateral realizado pela ARIES e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente. 

Veja também

Newsletter