Reunião discute estratégias para incluir Suape no projeto da Transnordestina
O trecho foi retirado do projeto inicial pelo Governo Jair Bolsonaro
A Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina em Pernambuco, liderada pelo deputado João Paulo (PT), promoveu uma audiência pública nesta segunda-feira (15), no Auditório Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa do Estado. O encontro reuniu deputados estaduais, federais e senadores com o objetivo de discutir estratégias para viabilizar a inclusão do trecho Salgueiro-Suape na malha ferroviária da Transnordestina, considerado estratégico para o Estado no que diz respeito à logística de transporte de carga.
No final do ano passado, com aval do Governo Jair Bolsonaro, um aditivo do contrato entre a Transnordestina Logística SA e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) levou à exclusão do trecho pernambucano do projeto original da ferrovia. Originalmente, o trajeto conectaria a cidade de Eliseu Martins, localizada no interior do Piauí, aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco.
O deputado federal João Paulo (PT) fez um balanço positivo da reunião. De acordo com ele, o encontro foi muito importante para mostrar a união da Assembleia Legislativa, com os deputados federais e senadores na defesa dessa bandeira. “A Transnordestina é um projeto de Estado e de País. Além de promover o progresso e desenvolvimento econômico da região, buscamos também incorporar o desenvolvimento social, garantindo o justo pagamento de indenizações às famílias que residem nas proximidades da ferrovia”, afirmou.
Leia Também
• Em reunião na Alepe, Maria Arraes defende conclusão da Transnordestina com Ramal de Suape
• Bancadas estadual e federal de Pernambuco discutem soluções para Transnordestina
• Guilherme Cavalcanti diz estar confiante na contemplação de Pernambuco com obras da Transnordestina
Segundo os parlamentares, a tão esperada conclusão da Transnordestina com o Ramal de Suape promove o fortalecimento da infraestrutura logística, a criação de empregos e a melhoria da competitividade. Além disso, a conexão ferroviária entre Salgueiro e Suape vai contribuir para a expansão do comércio e da indústria pernambucana.
Para o deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos), que integra a Frente, as lideranças políticas estão comprometidas em defender aquilo que é melhor para Pernambuco. Coutinho disse que “o presidente Lula está do nosso lado e Pernambuco não será subtraído” – referindo-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele ainda disse, que combinou a governadora Raquel Lyra de ir até o ministro dos Transportes do Governo Lula, Renan Filho, para discutir sobre a retomada do ramal. Ainda segundo o deputado, o encontro pode acontecer na próxima semana.
Outra integrante da Frente em Defesa da Transnordestina, a deputada federal Maria Arraes afirmou que desde o início do mandato, a Frente está articulando uma solução em conjunto com o presidente Lula, que está empenhado em atender às demandas do nosso Estado e da nossa região. “O futuro de Pernambuco passa pela conclusão da ferrovia com o Ramal de Suape. Não abriremos mão desse caminho de prosperidade”, disse.
A alteração do projeto foi conduzida pelo ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que atualmente é governador de São Paulo. No momento, a Transnordestina está planejada para abranger 1.200 quilômetros, desde Elizeu Martins, no Piauí, até Pecém, passando por Salgueiro (PE), com a eliminação do segundo trecho de 500 km entre Salgueiro e Suape.
Para concluir o trecho Salgueiro-Suape da Transnordestina, que tem uma extensão de 520 km, estima-se que sejam necessários investimentos no valor de aproximadamente R$ 5,7 bilhões, com a expectativa de gerar milhares de empregos para os pernambucanos. Também estavam presentes à reunião, os deputados federais Carlos Veras (PT), Tulio Gadelha (Rede), Pedro Campos (PSB), Lucas Ramos (PSB) e Fernando Monteiro (PP).