Saiba como emitir a certidão de quitação eleitoral de forma rápida e on-line
Documento pode ser emitido via site do TSE e aplicativo e-Título
A certidão de quitação eleitoral é um documento essencial que confirma que o eleitor está regular com a Justiça Eleitoral. Ele comprova a inexistência de multas pendentes ou que eventuais penalidades foram devidamente parceladas, além de ser fornecido a candidatos que apresentaram suas contas eleitorais de maneira adequada.
Como emitir a certidão de quitação eleitoral?
Para emitir a certidão de quitação eleitoral pelo Autoatendimento Eleitoral – TítuloNet, o eleitor deve acessar a opção "Certidões" e, em seguida, selecionar "Certidão de Quitação Eleitoral". Será necessário preencher os dados de autenticação, incluindo nome, número do título de eleitor ou CPF, data de nascimento e os nomes da mãe e do pai.
Leia Também
• Financiamento eleitoral já nos tomou R$ 17 bilhões; confira a coluna deste sábado (28)
• Vereadores recusam liderar secretarias, foco é honrar votos dos eleitores
• Com o BNB em expansão, ex-governador Paulo Câmara descarta projetos eleitorais
Já pelo aplicativo e-Título, o processo é simples: basta abrir o app da Justiça Eleitoral e clicar em "Mais opções", localizado no canto inferior direito da tela. A opção "Certidão de Quitação Eleitoral" estará como o primeiro item. Ao selecioná-la, o documento será gerado automaticamente, caso não haja pendências com a Justiça Eleitoral.
Vale destacar que, para emitir a certidão por meio do aplicativo, não é necessário ter a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral. Assim, qualquer eleitor que esteja devidamente cadastrado pode acessar o serviço de maneira rápida e prática.
Nesse sistema, também é possível emitir a Declaração de Trabalhos Eleitorais e a Carta de Convocação para atuar como mesário.
Caso o eleitor ou eleitora não tenha as informações necessárias para realizar a emissão ou se surgir alguma dúvida sobre o processo, é recomendável entrar em contato com a Zona Eleitoral responsável pelo seu título.