Logo Folha de Pernambuco

Saída de Goiana da RMR é aprovada pela Alepe

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos, Matriz de Goiana - Rafael Furtado/Folha de Pernambuco
A saída de Goiana da Região Metropolitana do Recife (RMR) foi aprovada pela Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nessa terça-feira (4), no Recife. A cidade passou a fazer parte da RMR em dezembro de 2017, e o Projeto de Lei, de autoria do deputado Isaltino Nascimento (PSB), alega prejuízos econômicos e dificuldades administrativas pelo município como justificativas para o retorno de Goiana à Zona da Mata Norte.

“A permanência de Goiana na RMR achata as possibilidades, invisibiliza sua pujança e importância, reduz sua autonomia e, pior, precariza seu papel como protagonista, conferindo ao chefe do Poder Executivo municipal apenas ‘peso 2’ nas votações no Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, enquanto o Recife possui 17; Jaboatão, tem 8; e Paulista, 4”, justificou o parlamentar. O projeto pretende estabelecer um prazo de três anos para que a mudança seja decidida. Um plebiscito deve ser feito em até 36 meses para que a população de Goiana possa analisar e votar.

Leia também:
Goiana pode voltar a fazer parte da Zona da Mata
Integração de Goiana ao Grande Recife pode criar megalópole

Uma das principais críticas à entrada de Goiana na Região Metropolitana é o incentivo fiscal do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe). Enquanto municípios da Zona da Mata contam com uma alíquota de 85% de desconto sobre o saldo devedor do ICMS, os da RMR têm 75%. O projeto pede também que a inclusão futura de qualquer município na RMR fique condicionada à aprovação em plebiscito com a participação da população da localidade afetada.

A inclusão de Goiana na RMR foi proposta pelo então deputado estadual Ricardo Costa e aprovada na Alepe após intenso debate, em 2017. Os defensores da mudança visavam que a gestão de serviços, como transporte público e destinação de resíduos sólidos, fosse feita de forma articulada na nova região administrativa. O município está situado a 62 quilômetros de distância do Recife, tem população estimada de quase 80 mil habitantes e possui PIB aproximado de R$ 3,8 bilhões, sendo um dos principais polos industriais do Estado.

Atualmente, além de Goiana e do próprio Recife, outras 13 cidades compõem a RMR: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata.

Veja também

Bolsonaro pode buscar refúgio em embaixadas? Entenda possibilidades diante de possível prisão
Política

Bolsonaro pode buscar refúgio em embaixadas? Entenda possibilidades diante de possível prisão

Trump exige que países do Brics mantenham compromisso com o dólar e ameaça impor tarifas de 100%
Economia

Trump exige que países do Brics mantenham compromisso com o dólar e ameaça impor tarifas de 100%

Newsletter