Logo Folha de Pernambuco

Secretariado de Raquel sinaliza pontos da reforma administrativa

Tem secretária desmembrada, fundida, criada. Ainda faltam nomes

Raquel Lyra em reunião com dirigentes da Caixa Econômica durante o Governo de Transição - Foto: Janaína Pepeu/Divulgação

A nova lista de secretários de Estado divulgada na sexta-feira (30) pela assessoria da governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), sinaliza alguns pontos do que será seu projeto de reforma administrativa. A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos é desmembrada, passando a ser duas secretarias: Mobilidade e Infraestrutura, e Recursos Hídricos e Saneamento. A atual pasta de Planejamento e Gestão ganha Desenvolvimento Regional. Projetos Estratégicos, hoje vinculado ao gabinete do governador, ganha oficialmente status de secretaria. A Secretaria de Política de Prevenção às Drogas se funde à de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.


Fernando de Noronha passa a ser vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, mas o arquipélago terá uma administradora, como existe hoje; Na relação de ontem aparecem a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que atualmente não existe, e a de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo que se aproxima da de Trabalho, Emprego e Qualificação, mas o futuro Governo não esclarece se mudou o nome ou se será uma nova pasta. De acordo com o atual organograma, faltam as indicações para Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Econômico 

Vai caber ao engenheiro civil José Almir Cirilo o desafio de garantir água nas torneiras de todos os pernambucanos, construir barragens e concluir adutoras. Ele assumirá a pasta de Recursos Hídricos e Saneamento: Nome ligado ao PSB e ocupando cargos no Governo do Estado desde 2007, Almir Cirilo já foi secretário de Recursos Hídricos e Energéticos e secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco. Participou da diretoria do Comitê da Bacia do Rio São Francisco e presidiu a Associação Brasileira de Recursos Hídricos.

TRANSPORTE

Para melhorar o transporte público, o engenheiro civil Evandro Avelar ficará responsável pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura. Já exerceu os cargos de secretário estadual das Cidades, de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, presidiu o Porto de Suape, dirigiu a EMTU e atuou como secretário em diversos municípios pernambucanos.

A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha será comandada por Ana Luíza Ferreira, bacharela em Administração de Empresas pela UPE. É certificada pelo Instituto CFA em Investimentos ESG (investimentos que consideram o meio ambiente, o social e a governança). 

A pasta de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas será gerenciada por Carolina Cabral, ex-secretária de Planejamento Orçamento e Gestão e também ex-secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa em Caruaru. 

ANDERSON

Aliada do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e ex-candidato ao Governo do Estado nas últimas eleições, Anderson Ferreira (PL), a doutora em Administração Ivaneide Dantas ocupará a Secretaria de Educação e Esportes. Ela já exerceu o cargo em Jaboatão durante a gestão de Anderson, que coordenou a campanha de Jair Bolsonaro no Estado, e no segundo turno apoiou discretamente a candidatura de Raquel. Ivaneide assume já com a responsabilidade de organizar o início do ano letivo, um dos pontos que preocupavam o futuro Governo já durante a transição.

Outro assunto no qual a equipe de transição se debruçou foi o enfrentamento à propagação do vírus e ao aumento dos casos de covid-19. A missão de cuidar da Saúde caberá  a Zilda do Rego Cavalcanti. Médica geriatra, ela coordenou a Central de Transplantes de Pernambuco e, hoje, coordena a residência de medicina paliativa do Imip, no Recife. Construir, reformar e requalificar as principais unidades de saúde do Estado estão no rol das promessas de campanha de Raquel. 

CARUARU

Ex-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru (CaruaruPrev), ex-secretária de Administração de Caruaru e ex-secretária de Educação também de Caruaru, a advogada Ana Maraíza fica na Administração. A pasta da Fazenda será comandada pelo ex-coordenador da Unidade de Inteligência Fiscal, subsecretário da Receita, secretário-adjunto e secretário da Fazenda do Distrito Federal, Wilson José de Paula.

A Casa Civil estará sob a batuta do advogado Túlio Villaça,  procurador-geral de Caruaru e secretário da Fazenda também de Caruaru. A pasta de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional será gerenciada por Fabrício Marques Santos, ex-secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio e ex-secretário-executivo da Secretaria da Fazenda de Alagoas.

MENINA BEATRIZ

Candidata a deputada estadual pelo PSDB nas últimas eleições e mãe da menina Beatriz, assassinada dentro de uma escola em Petrolina, a ativista social e professora Lucinha Mota assumirá a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Caberá à doutora em economia Amanda Alves a pasta de Desenvolvimento  Profissional e Empreendedorismo. Ciência, Tecnologia e Inovação será gerenciada pela administradora e mestre em Economia Mauricélia Vidal. O ex-secretário da Fazenda, de Planejamento, Gestão e Orçamento e presidente da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru, Diogo Bezerra ficará com Projetos Estratégicos.

Na listagem desta sexta-feira, também foram apontados o chefe de gabinete, Eduardo Vieira; três secretários-executivos da Casa Civil: Arthur Neves, Rubens Júnior e Igor Cadena; o assessor especial, Fernando Holanda; a controladora-geral do Estado, Érika Lacet, que segue no cargo; a procuradora-geral do Estado, Bianca Teixeira, prima de Raquel; a administradora de Noronha, Tallyta Figueirôa e o secretário-executivo de Comunicação, Manoel Medeiros Neto.

 

 

Veja também

Miguel Azevedo, filho do cantor gospel J Neto morre aos 15 anos
LUTO

Miguel Azevedo, filho do cantor gospel J Neto morre aos 15 anos

Alternativa ao X, rede social Bluesky ganha um milhão de usuários em 24 horas
REDES SOCIAIS

Alternativa ao X, rede social Bluesky ganha um milhão de usuários em 24 horas

Newsletter