Logo Folha de Pernambuco

Secretariado de Raquel sinaliza pontos da reforma administrativa

Tem secretária desmembrada, fundida, criada. Ainda faltam nomes

Raquel Lyra em reunião com dirigentes da Caixa Econômica durante o Governo de Transição - Foto: Janaína Pepeu/Divulgação

A nova lista de secretários de Estado divulgada na sexta-feira (30) pela assessoria da governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), sinaliza alguns pontos do que será seu projeto de reforma administrativa. A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos é desmembrada, passando a ser duas secretarias: Mobilidade e Infraestrutura, e Recursos Hídricos e Saneamento. A atual pasta de Planejamento e Gestão ganha Desenvolvimento Regional. Projetos Estratégicos, hoje vinculado ao gabinete do governador, ganha oficialmente status de secretaria. A Secretaria de Política de Prevenção às Drogas se funde à de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.


Fernando de Noronha passa a ser vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, mas o arquipélago terá uma administradora, como existe hoje; Na relação de ontem aparecem a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que atualmente não existe, e a de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo que se aproxima da de Trabalho, Emprego e Qualificação, mas o futuro Governo não esclarece se mudou o nome ou se será uma nova pasta. De acordo com o atual organograma, faltam as indicações para Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Econômico 

Vai caber ao engenheiro civil José Almir Cirilo o desafio de garantir água nas torneiras de todos os pernambucanos, construir barragens e concluir adutoras. Ele assumirá a pasta de Recursos Hídricos e Saneamento: Nome ligado ao PSB e ocupando cargos no Governo do Estado desde 2007, Almir Cirilo já foi secretário de Recursos Hídricos e Energéticos e secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco. Participou da diretoria do Comitê da Bacia do Rio São Francisco e presidiu a Associação Brasileira de Recursos Hídricos.

TRANSPORTE

Para melhorar o transporte público, o engenheiro civil Evandro Avelar ficará responsável pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura. Já exerceu os cargos de secretário estadual das Cidades, de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, presidiu o Porto de Suape, dirigiu a EMTU e atuou como secretário em diversos municípios pernambucanos.

A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha será comandada por Ana Luíza Ferreira, bacharela em Administração de Empresas pela UPE. É certificada pelo Instituto CFA em Investimentos ESG (investimentos que consideram o meio ambiente, o social e a governança). 

A pasta de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas será gerenciada por Carolina Cabral, ex-secretária de Planejamento Orçamento e Gestão e também ex-secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa em Caruaru. 

ANDERSON

Aliada do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e ex-candidato ao Governo do Estado nas últimas eleições, Anderson Ferreira (PL), a doutora em Administração Ivaneide Dantas ocupará a Secretaria de Educação e Esportes. Ela já exerceu o cargo em Jaboatão durante a gestão de Anderson, que coordenou a campanha de Jair Bolsonaro no Estado, e no segundo turno apoiou discretamente a candidatura de Raquel. Ivaneide assume já com a responsabilidade de organizar o início do ano letivo, um dos pontos que preocupavam o futuro Governo já durante a transição.

Outro assunto no qual a equipe de transição se debruçou foi o enfrentamento à propagação do vírus e ao aumento dos casos de covid-19. A missão de cuidar da Saúde caberá  a Zilda do Rego Cavalcanti. Médica geriatra, ela coordenou a Central de Transplantes de Pernambuco e, hoje, coordena a residência de medicina paliativa do Imip, no Recife. Construir, reformar e requalificar as principais unidades de saúde do Estado estão no rol das promessas de campanha de Raquel. 

CARUARU

Ex-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru (CaruaruPrev), ex-secretária de Administração de Caruaru e ex-secretária de Educação também de Caruaru, a advogada Ana Maraíza fica na Administração. A pasta da Fazenda será comandada pelo ex-coordenador da Unidade de Inteligência Fiscal, subsecretário da Receita, secretário-adjunto e secretário da Fazenda do Distrito Federal, Wilson José de Paula.

A Casa Civil estará sob a batuta do advogado Túlio Villaça,  procurador-geral de Caruaru e secretário da Fazenda também de Caruaru. A pasta de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional será gerenciada por Fabrício Marques Santos, ex-secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio e ex-secretário-executivo da Secretaria da Fazenda de Alagoas.

MENINA BEATRIZ

Candidata a deputada estadual pelo PSDB nas últimas eleições e mãe da menina Beatriz, assassinada dentro de uma escola em Petrolina, a ativista social e professora Lucinha Mota assumirá a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Caberá à doutora em economia Amanda Alves a pasta de Desenvolvimento  Profissional e Empreendedorismo. Ciência, Tecnologia e Inovação será gerenciada pela administradora e mestre em Economia Mauricélia Vidal. O ex-secretário da Fazenda, de Planejamento, Gestão e Orçamento e presidente da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru, Diogo Bezerra ficará com Projetos Estratégicos.

Na listagem desta sexta-feira, também foram apontados o chefe de gabinete, Eduardo Vieira; três secretários-executivos da Casa Civil: Arthur Neves, Rubens Júnior e Igor Cadena; o assessor especial, Fernando Holanda; a controladora-geral do Estado, Érika Lacet, que segue no cargo; a procuradora-geral do Estado, Bianca Teixeira, prima de Raquel; a administradora de Noronha, Tallyta Figueirôa e o secretário-executivo de Comunicação, Manoel Medeiros Neto.

 

 

Veja também

Newsletter