Secretário Alexandre Schneider apresenta indicadores da educação em comissão da Alepe
Relatório Anual de Indicadores 2023 foi apresentado em reunião da Comissão de Educação e Cultura
A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, nesta segunda-feira (11), uma reunião extraordinária para a apresentação do Relatório Anual de Indicadores 2023 pelo secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Alexandre Schneider.
A apresentação do relatório é uma obrigação legal. Ao longo da reunião, o secretário apresentou temas como a taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais, o total de matrículas por rede de ensino, a taxa de abandono escolar, o total de vagas ociosas por etapa de ensino, o número de docentes por tipo de vínculo, a remuneração média dos professores e a situação das escolas da rede pública.
Alexandre Schneider mencionou ainda a mudança do currículo do Ensino Médio com a redução dos itinerários e mais aulas de Matemática, Português, Sociologia, dentre outras. “Pernambuco saltou de 59% para 100% de candidatos no Enem deste ano”, revelou.
O secretário ressaltou que Pernambuco saiu de um número em que havia mais docentes contratados para uma realidade em que o maior número de docentes é proveniente de concurso público.
“Ainda serão chamados 4.600 profissionais concursados este ano”, completou.
O presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Waldemar Borges (PSB), alertou para os números da educação do Estado, em especial o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o número de matrículas no Ensino Profissionalizante Técnico Subsequente, e o nível de alfabetização.
“É preciso fazer reuniões específicas sobre as várias questões que envolvem a Educação”, disse, citando a reforma do Ensino Básico como um debate que precisa ser feito.
Leia Também
• Ministro reafirma compromisso do Governo Lula com os municípios pernambucanos em seminário da Amupe
• "Não é vingança, é necessidade", diz secretário sobre cessão de servidores estaduais a prefeituras
• TJPE terá dois novos desembargadores indicados pelo MPPE e pela advocacia
A Lei de Responsabilidade Educacional determina que todos os anos, até o décimo quinto dia do mês de novembro, a Secretaria de Educação e Esportes apresente à Comissão de Educação e Cultura da Alepe o relatório, com a participação de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), Conselho Estadual de Educação, Fórum Estadual de Educação, União Nacional dos Dirigentes de Educação (Undime), União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe) e Ministério Público de Pernambuco.
Todos os representantes da sociedade civil se pronunciaram, questionando o secretário a respeito de temas como a merenda escolar, a formação dos docentes, o chamamento de analistas e assistentes aprovados em concurso público e a infraestrutura das escolas.
Os deputados Renato Antunes (PL), João Paulo (PT) Diogo Moraes (PSB) e Dani Portela (PSOL) também participaram da reunião.
O presidente da Comissão de Educação e Cultura avaliou que a reunião cumpriu seu papel na medida em que o secretário de Educação apresentou o relatório anual e ouviu todas as grandes questões que afligem representantes da educação em Pernambuco.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.