Secretário debate emendas na Alepe: "Nunca fugi ao debate"
Túlio Vilaça vai atender pedido da Assembleia para debater emendas
O Secretário da Casa Civil de Pernambuco, Túlio Vilaça, comparecerá à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) hoje para prestar esclarecimentos sobre o pagamento das emendas impositivas referentes aos anos de 2023 e 2024. A audiência acontecerá às 10h30, no Auditório Ênio Guerra, com a participação de deputados das Comissões de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) e de Finanças, Orçamento e Tributação.
Leia Também
• Túlio Vilaça acredita que um mês seja suficiente para explicar aos deputados sobre emendas não pagas
• Túlio Vilaça defende debate para reverter vícios em parecer da LDO
O gestor atende a um convite da Casa que vem na esteira do pedido de informações feito pelos deputados no início do ano. Na ocasião, os parlamentares cobraram explicações do Governo do Estado sobre a ausência de pagamento das emendas de 2024 até o prazo constitucional de 31 de dezembro. Apesar de a governadora Raquel Lyra (PSD) ter afirmado que faria os repasses até o fim do ano, a gestão estadual informou posteriormente que não conseguiria cumpri-los dentro do prazo.
Em contato com a reportagem, Túlio Vilaça garantiu que estará no colegiado. "Nunca fugi ao debate. Estarei à disposição dos deputados para tirar qualquer dúvida, como acontece sempre que eles precisam ou sentem necessidade de esclarecimentos", sustentou. Vilaça adiantou que fará um relato histórico do pagamento de emendas desde 2015 até agora. As emendas passaram a ser impositivas em 2024.
Vai mostrar que nunca o estado destinou tantos recursos de emendas, inclusive quitando pendências de outras gestões. Pretende ainda reforçar a informação de que o montante não repassado até o fim de dezembro de 2014 foi empenhado novamente. A liberação depende dos deputados e de instituições beneficiadas que precisam fazer ajustes em seus projetos.