Secretário diz que não vai faltar dinheiro para dar condições de trabalho aos profissionais da segurança

Alessandro Carvalho e cúpula da Defesa Social participaram de audiência na Alepe proposta pelo deputado Joel da Harpa

Da esquerda para a direita, Luciano Fonseca, Fernando Benevides, Alessandro Carvalho, Joel da Harpa, Simone Aguiar, Tibério César dos Santos, Tibério Noronha e Antônio Berenguer - Foto: Divulgação

Em audiência pública na Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (13),  o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho afirmou para um auditório lotado que não vai faltar dinheiro para dar condições de trabalho aos profissionais do setor. Delegado da Polícia Federal, Alessandro Carvalho, que foi secretário durante as gestões dos ex-governadores Eduardo Campos e Paulo Câmara, reassumiu a pasta há menos de uma semana, em substituição a Carla Patrícia Cunha

“As polícias Militar, Civil e Científica e os Bombeiros já têm planos para os empréstimos (conseguidos pelo Estado). Vou revisar esses investimentos e submeter ao governo, para que as obras e a aquisição de equipamentos sejam realizadas o mais breve possível”, afirmou, sustentando que o encontro o auxiliou a ter um diagnóstico da situação vivida pela categoria.

A audiência pública para discutir a valorização dos profissionais de segurança foi proposta pelo deputado estadual Joel da Harpa (PL),  Além do secretário, a audiência teve a presença de toda a cúpula da segurança: comandantes da Polícia Militar, da Polícia Penal, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil. A participação em um encontro como o desta quarta-feira é inédita, segundo o deputado Joel da Harpa. Demonstra também a preocupação do Governo com a insatisfação da tropa, que ficou desmotivada quando no lançamento do Juntos pela Segurança, no dia 31 de julho deste ano, não foram apresentadas alternativas para a questão das faixas salairias na Polícia Militar.

“Nós, parlamentares, integrantes  da Comissão de Segurança estamos preocupados com os números da violência  no estado mas, principalmente,  com a valorização dos profissionais. Importante este momento a participação  do secretário que acaba de ser nomeado, dos comandos da Polícia  Militar  do Corpo de Bombeiros, da chefe da Polícia Civil", destacou Joel da Harpa.

O deputado também ressaltou a presença de líderes de várias entidades, dos aprovados dos concursos de 2016 e 2018. "Nosso papel é fazer essa ponte entre o Governo e o povo para tratar de assuntos como a insegurança, possibilidade de novos policiais, extinção das faixas salariais, saúde mental, saúde física com o Hospital da PM, Sassepe. Foi uma audiência  estratégica para levantar dados”, avaliou o parlamentar

Todo material levantado será transformado em documento e entregue ao Governo do Estado. Um novo encontro entre lideranças  e o secretário também está previsto para que os temas possam ser discutidos e estudados detalhadamente. Mas a data não foi definida.

Participação de autoridades e entidades
Entre as autoridades, estiveram presentes, os comandantes-gerais da Polícia Militar, coronel Tibério César dos Santos, e dos Bombeiros, coronel Luciano Fonsêca, e a chefe da Polícia Civil, Simone Aguiar. o diretor de Inativos e Pensionistas (DIP), coronel Tibério Noronha; o chefe da polícia científica, Fernando Benevides; o comandante da Guarda Patrimonial, coronel Antônio Duarte Berenguer

Participaram do encontro as seguintes entidades, União dos Militares (UMB), Associação  dos Cabos e Soldados (ACS), Associação de Praças ( Aspra), Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), Associação Dos Delegados De Polícia De Pernambuco (Adeppe), União Dos Escrivães de Polícia de Pernambuco (Uneppe), Associação dos Comissários de Polícia do Estado de Pernambuco (Acom-PE), Associação dos Peritos Papiloscopistas Policiais Civis de Pernambuco (Aspappe).

Também estiveram na audiência representantes da Associação dos Agentes de Perícia Criminal e Agentes de Medicina Legal de Pernambuco (Apemepe), Sindicato dos Policiais Penais de Pernambuco (Sinpolpen), Sindicato dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal (Sinpolcrim), Associação de Polícia Científica do Estado de Pernambuco (Apoc-PE)  Associação Pernambucana de Medicina e Odontologia Legal (Apemol-PE).

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

Veja também

Unidas pela cabeça: gêmeas siamesas são separadas após 14 horas de cirurgia na Turquia; veja fotos
SAÚDE

Unidas pela cabeça: gêmeas siamesas são separadas após 14 horas de cirurgia na Turquia; veja fotos

Voa Brasil vende 10 mil passagens em dois meses; programa disponibilizou 3 milhões de bilhetes
AVIAÇÃO

Voa Brasil vende 10 mil passagens em dois meses; programa disponibilizou 3 milhões de bilhetes

Newsletter